
Estátua de bronze é furtada de túmulo em cemitério de Monte Alto, SP
Reprodução EPTV
Uma estátua de bronze que estava na lápide de uma família há mais de 60 anos foi furtada no Cemitério Municipal de Monte Alto (SP). O objeto é uma imagem de Jesus Cristo de tamanho grande.
O furto foi descoberto na manhã de sábado (9), quando Valéria Alves Ferreira foi ao cemitério preparar o túmulo para o Dia dos Pais.
“Eu sempre tenho costume de vir ajeitar o túmulo, inclusive estive aqui 15 dias atrás e estava tudo certo. No sábado quando cheguei, percebi que tinham furtado a peça. Aí eu logo peguei meu celular e fiz imagens para colocar nas redes sociais para ver se a gente encontra, mas até agora nada.”
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com Valéria, o túmulo da família já foi alvo do mesmo crime outras vezes. Ela conta que a tampa do jazido foi furtada três vezes, além de vasos e peças de bronze que também foram levados.
“Os vasos que roubaram a gente nem repôs mais para evitar dor de cabeça, e o ‘portão’ foi trocado por um comum de ferro, para tentar diminuir os furtos. Mas parece que nem assim adianta. O pior é que se você pelo cemitério, vê vários túmulos danificados por roubo.”
A família registrou boletim de ocorrência e procurou funcionários do cemitério e a Guarda Civil Municipal, mas ainda não obteve respostas.
LEIA TAMBÉM
Faxineira facilitou entrada de ladrões à casa da patroa para roubo milionário em Ribeirão Preto, diz polícia
Polícia prende suspeito de roubar quase R$ 2 milhões em remédios de alto custo em Ribeirão Preto
Ladrão rende funcionária de chácara em Ribeirão Preto e oferece Pix após mulher dizer que não tinha dinheiro
Funcionários do cemitério afirmaram não ter percebido a ação criminosa. A família, por sua vez, questiona como uma estátua grande e pesada foi retirada sem ser notada.
“Dizem que tem ronda da polícia, um posto da Guarda Civil Municipal aqui, mas a gente nunca vê ninguém fazendo ronda ou fiscalização.”
A estátua furtada pertenceu à avó de Valéria, Lourdes Siqueira Martins Ferreira, professora e patronesse de uma escola em Monte Alto, e tem grande valor histórico e sentimental. A família oferece recompensa para quem devolver a estátua, mas ainda não definiu o valor.
O que dizem as autoridades?
João Pereira, Secretário Municipal de Segurança de Monte Alto explica que o cemitério é bastante arborizado e por isso que alguns furtos não são registrados. Mas, de acordo com ele, a modernização dos aparelhos já está planejada.
“Nós tivemos nos últimos dias uma alta demanda de atendimento a outros tipos de ocorrências e acabou o cemitério ficou ausente. E nesses momentos as pessoas de índole criminosas fizeram esses furtos. Nossas câmeras já estão passando por um processo de modernização para melhorar a qualidade das imagens.”
Ainda segundo o secretário, as imagens do furto da estátua da família de Valéria já está com a Polícia Civil para investigação.
Família pediu acesso às imagens de câmeras de segurança do cemitério mas ainda não obtiveram retorno. Túmulo já havia sido furtado outras vezes anteriormente.
Reprodução EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região