Vizinhos se mobilizam e constroem casa para idosa abandonada em Campinas


Vizinhos se mobilizam para ajudar pais de criança com câncer em Socorro
Vizinhos da idosa de 64 anos que foi deixada sozinha em uma obra improvisada em Campinas se mobilizaram para ajudá-la a construir uma casa. A senhora foi resgatada na noite desta segunda-feira (11), em Campinas (SP), após ser abandonada em local precário, e sem condições de moradia.
Segundo a Guarda Municipal, ela estava desprotegida do frio e ficou no local desde domingo (10). A suspeita é que o abandono tenha sido cometido por parentes. “A situação que ela estava é muito decadente, é uma coisa desumana”, disse uma das moradoras do bairro.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp 📲
Vizinhos limparam o local, tiraram o barraco de madeira que estava queimado e começaram a construir uma casa. Na terça-feira pela manhã, os muros já estavam erguidos (veja no vídeo acima).
“A vontade dela é ficar no cantinho dela. Todo mundo se reuniu, um deu uma coisinha, outro deu outra e Deus preparou esses pedreiros”, contou outra vizinha.
O cômodo fica na Rua Rosa Balão, no bairro Satélite íris. Antes da mobilização dos vizinhos, o local estava “sem piso, sem cobertura, um monte de roupas jogadas, não tinha cama, nada. Sem nenhum tipo de alimento e sem condições nenhuma de uma pessoa habitar”, contou o guarda Lucélio dos Santos Palmeira.
LEIA TAMBÉM:
Sem água, eletricidade ou comida: como era construção precária onde idosa foi abandonada em Campinas
Responsabilidade da família será investigada
Idosa é abandonada por parentes em construção improvisada e sem comida em Campinas
Gustavo Biano/EPTV
A GM foi até o local após a mobilização de moradores e de uma pessoa que a deixou no local. A polícia vai investigar a responsabilidade dos familiares. A perícia foi acionada e o caso foi registrado com base no artigo 99 do Estatuto do Idoso, que trata do crime de abandono ao perigo.
“No local, a informação que a gente teve é que eram parentes, netos e filho que deixaram ela lá”, comentou Palmeira. “A gente fica um pouco abalado com a situação, porque estava uma temperatura bem baixa”.
“Aparentemente, ela tem algum distúrbio, mas é uma pessoa que conversa, que conta fatos da vida passada dela, mas ela não traz um relato atual do que está acontecendo. Ela não sabe o que está acontecendo. Por isso, foi encaminhada ao Samu”, completou Lucélio dos Santos Palmeira.
Idosa é abandonada por parentes em construção improvisada e sem comida em Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.