Projeto congela óvulos gratuitamente para pacientes com câncer de mama em hospitais no RS


Congelamento de óvulos oferecido de graça pelo SUS para pacientes oncológicos
Um projeto em Porto Alegre realiza o congelamento de óvulos para pacientes com diagnóstico de câncer de mama gratuitamente. Pacientes dos hospitais Fêmina e Conceição podem participar.
O objetivo é preservar a fertilidade antes do início da quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Segundo a ginecologista Andrea Nacul, pacientes que estão enfrentando o câncer muitas vezes são submetidas a tratamentos que levam à infertilidade.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Até o momento, seis mulheres participam do projeto. A ideia é incluir até 25 pacientes. Na rede privada, o congelamento de óvulos custa em média R$ 20 mil.
Como funciona o procedimento:
Uso de hormônios injetáveis para estimular os ovários;
Coleta dos óvulos maduros;
Congelamento a -198°C;
Armazenamento por até cinco anos após o fim do tratamento.
Nos homens, o processo é mais simples. “Eles fazem uma coleta, que pode ser por masturbação, e esse material é vitrificado”, explica Andrea Nacul.
A fertilização in vitro pode ser realizada até os 50 anos de idade. O projeto é financiado por uma emenda parlamentar de R$ 300 mil. A direção do Grupo Hospitalar Conceição planeja ampliar a estrutura com reforma de laboratórios e salas de atendimento.
“O objetivo é aumentar a oferta e diminuir o tempo de espera das pessoas que precisam desse serviço”, afirmou Luis Antônio Benvegnú, diretor de Atenção à Saúde do Grupo Hospitalar Conceição.
Esperança, diz paciente
Brenda Soares Machado, auxiliar de serviços gerais, é uma das participantes. Ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama em novembro e congelou seus óvulos no mês passado.
“Muito mais simples do que eu imaginei. Tem aquela parte mais difícil, que são as semanas de medicação, mas é muito tranquilo”, diz.
Ela é mãe de Milena, de seis anos. “Hoje eu não posso ter filhos, mas não sei se daqui a cinco ou seis anos eu não vou querer engravidar. Então preferi congelar para ter esse pouquinho de esperança futuramente.”
Entre 2015 e 2024, quase 500 mil novos casos de câncer de mama foram registrados no Brasil. Mais de 30% ocorreram em pessoas com até 49 anos de idade.
Faixas etárias mais afetadas:
Abaixo de 30 anos: 2,2%
30 a 49 anos: 31,4%
50 a 59 anos: 26,5%
60 a 69 anos: 24,9%
Acima de 69 anos: 15%
Brenda deixa um recado. “Que não desista. É difícil. Hoje eu sei o quanto dói um diagnóstico desse. Mas, não desiste. Quanto mais cedo o diagnóstico chegar, mais esperança, mais vontade de viver tem.”
Congelamento de óvulos é oferecido de graça pelo SUS para pacientes oncológicos
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.