
PF prende suspeito com ouro e arma em operação contra facção que atua em garimpos ilegais no Amapá
PF/Divulgação
A Polícia Federal prendeu neste domingo (24), em Oiapoque, um homem suspeito de integrar uma organização criminosa que atua em garimpos ilegais na Guiana Francesa. A ação faz parte da segunda fase da Operação Boulanger, que investiga crimes como tráfico de drogas, homicídios de garimpeiros, trabalho análogo à escravidão e comércio ilegal de armas e munições.
Segundo a PF, as investigações começaram após denúncias feitas à delegacia local e divulgadas em grupos de mensagens da região. Os relatos apontavam uma invasão armada em um garimpo na Guiana Francesa, realizada por brasileiros ligados a uma facção criminosa com base em Oiapoque.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Na primeira fase da operação, cinco integrantes do grupo foram identificados e presos preventivamente. Com o avanço das apurações, os agentes localizaram mais um membro da quadrilha.
Ele era responsável pela logística da facção, cuidando do transporte de armas, drogas, dinheiro, alimentos e produtos de higiene por rotas fluviais e terrestres. Também dava suporte a outros criminosos em áreas de difícil acesso e ajudava a esconder armamentos entre o Brasil e os garimpos ilegais.
LEIA TAMBÉM:
Família e amigos de policial morto dentro de delegacia no AP prestam últimas homenagens
Veja o que será avaliado em simulação de vazamento de óleo no Amapá para testar plano de emergência da Petrobras
Durante o cumprimento do mandado, o suspeito foi preso em flagrante com uma pistola de uso restrito, 1,1 kg de ouro, motores e equipamentos de internet via satélite.
O homem foi levado à delegacia da Polícia Federal em Oiapoque e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. Ele deve responder por participação em organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo e usurpação de bens da União.
Ponte binacional na divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa, em Oiapoque
Maksuel Martins SECOM/GEA
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
p