
Policial de folga salva criança engasgada em frente a supermercado
Um policial militar de folga salvou a vida de um menino que se engasgou em um supermercado. A mãe entrou em desespero ao ver que a criança não conseguia respirar e pediu ajuda. Rapidamente, o militar aplicou a manobra de Heimlich e desobstruiu as vias aéreas da criança.
O caso aconteceu em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, no sábado (16). O coronel PM Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins elogiou a conduta do policial. “Esta é a essência do que significa ser um policial militar: estar pronto para servir e proteger a qualquer momento, dentro ou fora do horário de serviço”, afirmou.
A manobra de Heimlich é uma técnica de compressão abdominal para desobstruir as vias aéreas. Ela é utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração.
Policial militar de folga salvou criança engasgada fazendo a manobra de Heimlich
Divulgação/PMTO
LEIA TAMBÉM
Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas
Anciã indígena Karajá que estampou cédula de 1 mil cruzeiros morre aos 100 anos no Tocantins
Arara-canindé tem asa amputada em cirurgia após ser encontrada ferida na BR-153
Veja como fazer a manobra de Heimlich
➡️ No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome.
➡️ Em crianças maiores de dois anos, ajoelhe-se primeiro, caso ela esteja consciente, e repita o mesmo processo de enlace por trás.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
🚨 Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda! Precisa acionar o 190 por telefone e tentar uma reanimação cardiopulmonar.
➡️ No caso de recém-nascido, deve-se colocá-lo de bruços, deitado em cima do antebraço do adulto; a cabeça deve estar virada para baixo. Segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas). Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir empurrar o corpo estranho.
💡 Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
🚨 O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.