Em preparação para provas do Saeb e Sispae, alunos da rede municipal não participarão de desfiles cívicos em Óbidos


Alunos da rede municipal não participarão dos desfiles cívicos em 2025, em Óbidos-PA
Ascom PMO / Arquivo
Alunos da rede municipal de ensino de Óbidos, no oeste do Pará, não participarão dos desfiles cívicos da Semana da Pátria 2025. A decisão foi tomada em conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e gestores escolares com a finalidade de preparar os alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) voltadas para estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As avaliações do Saeb serão realizadas entre os dias 20 e 31 de outubro, já as do SisPAE estão programadas para o mês de novembro.
A decisão foi anunciada pelo prefeito Jaime Silva (MDB) por meio das redes sociais do Governo Municipal. O prefeito anunciou que em 2025, apenas as instituições públicas vinculadas ao estado, união, igrejas e demais entidades da sociedade civil organizada, participarão dos desfiles da Semana da Pátria em Óbidos.
Depender do número de participantes confirmados, os desfiles poderão acontecer na Praça da Cultura em um ou dois dias (6 e 7 de setembro), com toda a estrutura disponibilizada pelo Governo Municipal.
“Os diretores, as coordenações pedagógicas concordaram de a gente não fazer esses desfiles com os nossos alunos, e fazer um momento cívico em cada escola. Nós vamos reunir agora os pais também, pra que a gente possa conversar com eles. Nós devemos entender que o maior objetivo nosso é principalmente o ensino-aprendizado dos nossos alunos. É isso que está em jogo. Essa é a nossa preocupação para que as nossas crianças possam terminar o primeiro, o segundo ano, já sabendo ler, sabendo escrever, porque é isso que todo mundo espera das escolas”, disse Jaime Silva.
A medida também será estendida para as 73 unidades de ensino, além das 7 salas anexas localizadas na zona rural de Óbidos.
Avaliações
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consiste em um conjunto de avaliações externas que classificam a qualidade da educação básica no Brasil. Ele permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faça o diagnóstico da educação básica para identificar fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, considerando o fluxo escolar e o desempenho nos exames aplicados pelo INEP, monitorando a qualidade da educação para definir metas para melhoria.
Já o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) avalia o desempenho dos estudantes da rede pública do estado do Pará, fornecendo um diagnóstico da aprendizagem e auxiliando na formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes. Além disso, os resultados dessas avaliações são utilizados para identificar necessidades de aprendizagem, planejar intervenções pedagógicas e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.