Senador da oposição defende esparadrapo ‘contra censura’; governista aponta ‘8 de janeiro de dentro para fora’; veja debate


Senador da oposição defende esparadrapo ‘contra censura’; governista aponta ‘8 de janeiro de dentro para fora’; veja debate
O senador Carlos Portinho (PL-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) debateram no Estúdio I nesta quarta-feira (6) sobre a manifestação que aconteceu ontem no Congresso Nacional por parte dos parlamentares da oposição. Assista o debate completo no vídeo acima.
Na terça-feira (5), os parlamentares ocuparam a Mesa Diretora e colaram esparadrapos na boca como forma simbólica de protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Diante da mobilização, as sessões da Câmara dos Deputados e do Senado de terça-feira foram canceladas.
“A política é feita de gestos. E esse é um gesto para aqueles que não podem falar. Para jornalistas, como vocês, que estão exilados. Para o próprio (ex-) presidente da República, que podia dar entrevista a vocês […] Acontece que vocês, imprensa, não podem divulgar. A censura está sobre vocês e vocês só não perceberam isso – ou participam”, disse Portinho.
Randolfe, por sua vez, afirmou que tem um conjunto de temas a serem votados nesse momento e que estão sendo impedidos de serem discutidos porque existe o uso arbitrário da força para impedir o funcionamento do Congresso Nacional. “Como eu já disse, é um 8 de janeiro de dentro para fora. Não é obstrução isso, é vilipêndio”.
Aliados de Bolsonaro foram ao plenário da Câmara usando esparadrapos na boca
Mateus Bonomi/Reuters
‘”Tem um mundo que está sendo dito que não é real. Eu também não me surpreendo porque é uma sequência de negacionismo. Eles negaram a pandemia, quando 700 mil brasileiros morreram. Eles negaram o 8 de janeiro, quando essas sedes foram quebradas. Nós conseguimos garantir que a democracia vigesse e que, hoje, o ex-presidente da República fosse julgado, garantindo ampla defesa […] Eu rogo a oposição, vamos voltar a trabalhar. Bora pegar no serviço”, declarou o petista ainda.
O colunista Octavio Guedes ressaltou que: “a imprensa não está sobre censura. Ontem mesmo, ouvimos o senador Flávio Bolsonaro. Há pouco, repercutimos uma entrevista do Eduardo Bolsonaro. Estamos ouvindo o senhor. Não existe, do ponto de vista de imprensa, não há qualquer tipo de censura. Ao contrário, inclusive, criticando medidas do Alexandre de Moraes”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.