Senado deve afastar Marcos do Val, mas vai pedir ao STF retomada do salário do senador


O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e o senador Cid Gomes (PDT-CE), informaram nesta quarta-feira (6) que o Senado vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter medidas cautelares impostas a Marcos do Val (Podemos-ES)- como o bloqueio integral de salário e verbas de gabinete.
Ministro Alexandre de Moraes determina o uso de tornozeleira eletrônica para o senador Marcos do Val, do Podemos
Depois, segundo os parlamentares da base, a Casa deve analisar o afastamento de Do Val, que está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica depois de sair do país sem autorização do STF e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.
Cid e Randolfe deram as declarações à imprensa após se reunirem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e lideranças tanto da base de apoio ao governo Lula quanto da oposição.
Senador Marcos do Val exibe tornozeleira eletrônica em entrevista coletiva no Senado nesta quarta-feira (6).
Sara Curcino/TV Globo
“O presidente [Davi Alcolumbre] nos comunicou que quanto às atribuições do senador, a Advocacia do Senado foi orientada a recorrer junto ao STF para recuperação de salário e da cota parlamentar. Mas, por outro lado, será apreciada uma representação, em virtude da conduta do senador, que pode acarretar sua suspensão”, afirmou Randolfe.
De acordo com Cid Gomes, a suspensão do senador capixaba pode ser de seis meses e decidida pela Mesa Diretora da Casa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.