
Família leva susto ao encontrar cobra dentro de berço de bebê em SC; VÍDEO
🐍 Uma família foi surpreendida ao encontrar uma cobra caninana (Spilotes pullatus) dentro de um berço de bebê em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu na quarta-feira (30) e a espécie é inofensiva e não peçonhenta, segundo biólogos.
Ao g1, o biólogo Gilberto Ademar Duwe, que fez o resgate do animal, acredita, com base no comportamento esperado para a espécie, que ela entrou por alguma janela ou porta aberta a procura de alimento e não soube como sair.
“Essa espécie é comum na região. De vez em quando encontramos exemplares dentro ou ao redor das casas. Elas seguem rastros de alimento e, às vezes, acabam entrando e depois não conseguem sair”, explicou Duwe.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A caninana é uma das maiores cobras da Mata Atlântica. Ela é uma caçadora ágil, que se alimenta de aves, roedores, anfíbios e pequenos mamíferos, como preás. O resgate foi feito pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), após os moradores acionarem a equipe.
Apesar de a casa onde a cobra foi encontrada estar em área urbana, sem terrenos baldios ou matas próximas, o biólogo reforça que isso não impede a presença do animal e alerta para o temperamento da caninana.
A fama da espécie no Brasil se dá principalmente por seu nome ter se tornado uma expressão popular que se refere a alguém que tem o temperamento difícil e é agressivo.
“Ela não é venenosa, mas tem fama de ser um pouco agressiva. Se se sente ameaçada, pode tentar dar o bote como forma de defesa, o que é natural em muitos animais”, completou.
Com 2,5 metros de comprimento, a caninana é considerada uma das maiores da Mata Atlântica
Willianilson Pessoa/VC no TG
LEIA MAIS:
Oito filhotes de coral-verdadeira são encontrados dentro de casa após criança ver duas delas no sofá
Moradores encontram cobra exótica no quintal de casa em Florianópolis; espécie é invasora
Família leva susto com cobra dentro de berço em SC
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias