VÍDEO: em registro raro ariranhas fazem ‘nado sincronizado’ durante caça no Pantanal de MT


Ariranhas fazem ‘nado sincronizado’ no Pantanal de MT
Uma família de ariranhas foi flagrada fazendo ‘nado sincronizado’ enquanto caçava peixes no Pantanal mato-grossense (assista acima). O registro foi feito pelo biólogo e guia de turismo João Marcelo Rocha Biagini, no Rio Cuiabá, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, no último dia 23.
Ao g1, Biagini explicou que é comum as ariranhas caçarem em grupos familiares e que, naquele momento, elas estavam checando o território à procura de alimento. Apesar disso, o registro é considerado raro, já que as ariranhas se movimentam com muita rapidez, o que dificulta capturar imagens com nitidez.
“Eram quatro juntas e uma que ficou pra trás, elas andam em famílias. Esse tipo de cena é comum, elas estavam checando o território e pescando no momento, mas filmar elas juntas e nadando tão juntinhas assim é difícil”, relatou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo o biólogo, as quatro ariranhas estavam se comunicando com a que havia se distanciado, o que é um comportamento rotineiro da espécie, já que elas costumam nadar juntas por longos períodos e, quando se separam, iniciam vocalizações para se reagrupar.
Além disso, ele disse ainda que, embora cacem em grupo, as ariranhas não costumam dividir o alimento. “Elas nadam e caçam juntas o tempo todo, mas não dividem comida, só com filhotes e olhe lá”, disse.
Por mais que o hábito seja comum, o registro é considerado raro
João Marcelo Rocha Biagini
Disputa por território
Há cinco dias, um grupo de ariranhas colocou a onça-pintada Ousado ‘para correr’ durante uma disputa por território no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. A cena foi registrada pelo fotógrafo de vida selvagem Roger Benedik.
Nas imagens, o felino aparece saindo rapidamente da água em direção à margem, enquanto as ariranhas o seguem.
Ariranhas colocam onça-pintada ‘para correr’ em disputa por território no Pantanal de MT – Roger Benedik
Segundo o fotografo, o encontro ocorreu durante uma tentativa de caça de Ousado, que acabou sendo surpreendido pelas ariranhas.
A cena evidencia uma disputa por território entre duas espécies, que são predadoras. Ainda de acordo o Roger, quando estão em grupo, as ariranhas não demonstram medo de enfrentar o felino.
Ariranha, a maior lontra do mundo
Ariranha pantaneira durante ‘banho de sol’ em MT
Bruno Gargaglione
Existem 13 espécies de lontra no mundo e a ariranha é considerada a maior delas, segundo pesquisadores.
De acordo com engenheiro florestal, Eldile Edson de Oliveira, a ariranha é rara e encontrada apenas na América do Sul. “Ao contrário de outras lontras que podem ser encontradas na América do Norte, Europa, Africa e Ásia”, explicou.
Segundo Eudile, a ariranha macho pode pesar até 45 kg e medir 1,80 metro. Já a fêmea é menor, pode chegar até 1,70 metro e pesar no máximo 30 kg.
A ariranha tem pelagem castanha com manchas brancas na região do peito que auxiliam os pesquisadores a identificar cada espécie.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.