Manaus sedia Feira Internacional de Gastronomia Amazônica em outubro


FIGA 2025 já tem data marcada: evento será de 3 a 5 de outubro em Manaus
Divulgação
A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) será realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Consolidado como o maior encontro gastronômico da região Norte, o evento retorna com o tema “O grande mercado Amazônia”, destacando a diversidade produtiva da floresta por meio da culinária.
A expectativa da organização é atrair mais de 15 mil visitantes presenciais, gerar cerca de 700 empregos temporários e movimentar R$ 10 milhões na economia local. A feira também busca impulsionar negócios de pequenos produtores, chefs, artesãos e empreendedores criativos.
“A FIGA não é só o principal evento da Abrasel neste ano, mas o principal evento da alimentação fora do lar na Amazônia”, afirma Franco Andrade, presidente da Abrasel Amazonas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
“Ela vem referendar a gastronomia amazônica como vetor de turismo, sustentabilidade, negócios e até do nosso Distrito Industrial. A FIGA também vem chancelar Manaus na disputa pelo Selo de Gastronomia Criativa da Unesco”, completa.
A edição 2025 terá 45 estandes sustentáveis e uma programação diversa, com aulas-show, palestras, oficinas práticas, praça de alimentação, sala de negócios, espaço kids com oficina para mini-chefs, mercado hortifruti, artesanato e ações voltadas ao cooperativismo e acesso ao crédito.
Criada em 2015 pela Abrasel no Amazonas, a FIGA já impactou mais de 50 mil pessoas, reuniu 400 expositores e gerou 2 mil empregos temporários.
Segundo a organização, os eventos anteriores resultaram em um aumento de 30% na demanda por produtos amazônicos e crescimento de 40% na visibilidade da gastronomia regional na mídia nacional.
A feira também reforça a gastronomia como ferramenta de desenvolvimento. Em 2025, o foco é promover a culinária da região como patrimônio imaterial, fortalecendo a cadeia produtiva e conectando saberes tradicionais a novos mercados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.