
Avião da TAP deveria ter decolado às 4h45 desta sexta-feira (4). Passageiros reclamam da falta de suporte após o cancelamento, confirmado pela companhia às 11h46. Passageiros denunciam atraso em voo do Recife para Lisboa
Um voo do Recife com destino a Lisboa foi cancelado após seis horas de atraso (veja vídeo acima). Alguns passageiros chegaram a entrar no avião da TAP, que tinha previsão de decolar às 4h45 desta sexta-feira (4), mas foram retirados da aeronave e relataram que não receberam explicações sobre o motivo do cancelamento.
📲 Siga o perfil do NE1 no Instagram
O cancelamento do voo foi confirmado ao g1 pela companhia aérea às 11h46. Em nota, a TAP informou a medida foi “por motivos técnicos” e que “será prestada toda a assistência aos passageiros e serão relocados nos próximos voos”. No entanto, há relatos de ausência de suporte aos afetados pelo cancelamento (veja mais abaixo).
Alguns passageiros começaram a chegar ao Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, por volta de 1h. Foi o caso de Carla Barbosa, de 44 anos, uma das passageiras do voo.
“Quando deu 7h, eles começaram a fazer o embarque, ainda um grupo entrou na aeronave como prioridade, idosos, mas depois eles esvaziaram a aeronave e ficamos aguardando posicionamento. Lá pelas 9h e tanta, informalmente, não de forma oficial, eles disseram que o comandante não queria decolar. Que a mecânica disse que que estava tudo bem com a aeronave, mas que o comandante não queria decolar. E a gente não sabe o que aconteceu”, contou.
Carla tenta viajar junto com a filha para Irlanda, onde pretendem fazer um intercâmbio para estudar inglês. A conexão em Lisboa seria com outro voo também operado para TAP, que as levaria ao destino final.
Avião atola na pista do aeroporto de Fernando de Noronha
Passageiros denunciam falta de suporte
Antes de o voo ser cancelado, os passageiros ficaram horas com as malas retidas, que só foram liberadas por volta das 9h30. Funcionários da TAP os encaminharam de volta para a área do check-in para aguardarem novas orientações.
“Eles restituíram a bagagem, desfizeram a imigração e voltaram para fazer um novo check-in, mas demorou bastante esse retorno oficial”, disse Carla. Ainda de acordo com a passageira, não foi oferecido nenhum suporte: “Eles deram água mineral só”.
Segundo resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em caso de atraso de voo superior a quatro horas, deve ser oferecido aos passageiros itens como alimentação, serviço de hospedagem e traslado de ida e volta.
Procurada pelo g1, a Aena, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional do Recife, disse que não se pronunciaria sobre o caso e que as informações seriam repassadas pela TAP.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Passageiros ficaram com bagagens retidas por causa de voo atrasado
Reprodução/Whatsapp
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias