
Joana Ramos foi a vencedora de competição junina nacional
Divulgação/Joana Ramos
Joana Ramos, amapaense de 23 anos levou o título de melhor rainha junina do Brasil, na competição nacional de quadrilhas juninas em Barra de São João Miguel (AL). A quadrilheira é do grupo Simpatia da Juventude, que levou a inclusão ao evento, voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no Whatsapp
A vencedora do título máximo da quadrilha junina no Brasil foi anunciada nesta segunda-feira (28). Localmente, quadrilheiras são conhecidas como misses caipiras. Quando reconhecidas nacionalmente, ganham título de rainhas.
“Eu ainda estou em êxtase com tudo, dentre 20 rainhas de todos os estados, fui agraciada com este título, levando ele para o Amapá, para todas as misses e quadrilheiros do nosso Estado”, disse Joana ao g1.
Joana Ramos foi a vencedora de competição junina nacional
Divulgação/Joana Ramos
Este foi mais um reconhecimento nacional da Simpatia da Juventude. Em 2024, o marcador junino Augusto Júnior, foi eleito o melhor do Brasil.
Joana contou que a caminhada até o pódio de primeiro lugar não foi fácil. Foram meses de dedicação e organização para a apresentação.
“Esse processo não foi fácil, passamos por muitos ensaios, dias de viagens, de navio e ônibus até chegarmos em Alagoas, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas juninas. Essa preparação de fato já veio de muitos meses, desde março empenhada neste projeto, juntamente com todos meus brincantes e simpatizantes deste grupo, que neste ano veio falando do mundo azul da fera”, disse.
Simpatia da Juventude em competição nacional
Divulgação/Joana Ramos
Simpatia da Juventude: autismo e quadra junina
O tema foi apresentado pela primeira vez no ‘Arraiá do Povo’, em Macapá. O tradicional grupo do bairro do Laguinho destacou a importância da inclusão e respeito às pessoas com TEA, com a temática: ‘Autismo, o Mundo Azul da Fera’.
A aposta considerada ousada por parte da presidência veio representada nas cores, na canção junina e nos passos
Em um dos cartazes expostos durante a apresentação, a Simpa – como a quadrilha é carinhosamente chamada – trouxe a frase: “com amor, as peças se encaixam”, uma alusão a um quebra-cabeça.
Campeã do Arraiá do Povo, Simpatia da Juventude representa o Amapá em competição nacional
LEIA MAIS
Autismo e quadra junina: entenda como a inclusão fez o grupo junino do Amapá ganhar três festivais
Arraiá do Povo: Bagunçados dos Matutos, Simpatia da Juventude, Estrela do Norte e Luar do Sertão são campeãs no AP
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: