
Flip 2025: Casa República traz programação com Conceição Evaristo e roteiristas de ‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Vale Tudo’
Divulgação/Casa República
Começa nesta quarta-feira (30) a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a Casa República vai marcar presença no evento com uma programação repleta de desafios e complexidades do Brasil contemporâneo.
Com uma programação que se estende de 31 de julho a 2 de agosto, a Casa República propõe conversas sobre política pública, arte, espiritualidade, violência e literatura, sempre com uma abordagem comprometida com a diversidade e a democracia.
A abertura acontece na quinta-feira (31), às 18h, com o debate “O Estado das Coisas”, reunindo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a jornalista Clara Becker (Redes Cordiais) e o diretor da organização República.org, Rodrigo Cândido. Na sequência, às 19h30, será lançado o livro “República em Notas 2”, da editora Cobogó, com a presença da especialista Ana Pessanha.
Na sexta-feira (1º), os temas se aprofundam: a partir das 11h, o debate “Mulheres, Milícias e Memórias” une a servidora pública Elaine Barbosa e a jornalista Cecília Olliveira, autora de Como nasce um miliciano, para discutir violência e escrita. À tarde, a série “República nas Ruas”, conduzida por Chico Regueira, inclui entrevistas com autores como Adriana Calcanhotto e Jessé Andarilho, este último refletindo sobre o Brasil popular que moldou a identidade nacional.
Ainda na sexta, às 15h, o debate “Para que serve um museu?” reúne nomes como Carlos Augusto Calil (ex-secretário de Cultura de São Paulo), Marcelo Araujo (Instituto Moreira Salles) e Catarina Duncan (Museu Vassouras) para refletir sobre o papel das instituições culturais. Às 17h, a escritora e servidora Cibele Tenório resgata a trajetória silenciada da sufragista Almerinda Gama. A noite segue com os publicitários Dedé Laurentino e Joanna Monteiro em “Brasil com Z”, uma conversa sobre as contradições da imagem nacional, mediada por Michael Stott (Financial Times).
O sábado (2) começa com uma discussão sobre a reforma tributária, com o secretário Bernard Appy, às 11h. À tarde, continua a série “República nas Ruas”, com participações de Luiz Antônio Simas e Maria Ribeiro, esta última refletindo sobre o gênero crônica. Às 16h30, a consagrada autora Conceição Evaristo comanda a mesa “Anotações de um Brasil que arde”. Na sequência, às 19h, a escritora Suzana Barbosa apresenta “Axé é literatura”, sobre espiritualidade afro-brasileira.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Encerrando a programação, às 21h, os roteiristas de Ainda Estou Aqui – Murilo Hauser e Heitor Lorega – conversam com Manuela Dias, roteirista do remake de Vale Tudo. Eles falarão sobre suas trajetórias da TV ao cinema na mesa “Do país que Vale Tudo ao que Ainda Está Aqui”.
Sob curadoria da jornalista Daniela Pinheiro, a programação da Casa República equilibra densidade e leveza, promovendo diálogos que atravessam o pensamento público com a linguagem da cultura, da memória e da imaginação literária.
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul