
Empresa é multada por lançar resíduos sólidos em área próxima ao Tatuamunha
Ascom
Uma fiscalização flagrou irregularidades em uma obra no entorno do Rio Tatuamunha, na cidade de Porto de Pedras, no interior de Alagoas. A região é uma Área de Preservação Permanente (APP). A empresa responsável pela obra foi multada em R$ 10 mil.
A ação, que foi coordenada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura do Município, constatou que o empreendimento estava realizando descarte irregular de resíduos sólidos e despejo de dejetos cimentícios em áreas de mangue e em pontos próximos ao rio.
Na semana passada, foram encontrados dois peixes-bois mortos e um que foi transferido para Pernambuco em estado grave. Os animais estavam no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, o ICMBio investiga se as mortes dos peixes-bois foram causadas por contaminação da água.
“”Estamos intensificando a vigilância e adotando todas as providências necessárias para coibir práticas que coloquem em risco o Rio Tatuamunha. O nosso compromisso é preservar o símbolo da nossa cidade e abrigo de uma das espécies mais importantes do país, o peixe-boi marinho”, disse Pedro Rildomar, Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
De acordo com a pasta, as irregularidades constatadas serão comunicadas oficialmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Morte de peixes-bois em Porto de Pedras
Dois peixes-bois morreram e um está em estado grave no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras
Netuno e Paty são os peixes-bois que morreram na semana passada em Porto de Pedras. Assú apresentou quadro clínico grave no recinto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Porto de Pedras.
O terceiro animal foi transferido para a base avançada do CMA/ICMBio em Itamaracá, em Pernambuco, onde está recebendo tratamento. O recinto, que funcionava como berçário, foi temporariamente desativado como medida de precaução.
VÍDEO: recinto em que viviam peixes-boi que morreram em Porto de Pedras é desativado pelo ICMBio
Recinto em que viviam peixes-boi que morreram em Porto de Pedras é fechado pelo ICMBio
Assista os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL