
Denúncia de falta de água há mais de 12 horas em hospital de Nova Friburgo
Pacientes, familiares e funcionários denunciaram a falta de água no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, desde a tarde de domingo (31). Segundo relatos enviados à reportagem, a situação teria afetado banheiros, pias e exames laboratoriais.
Vídeos feitos dentro da unidade mostram torneiras secas e vasos sanitários cheios, sem possibilidade de descarga.
Um familiar de paciente oncológico, que preferiu não se identificar, disse que o parente internado ficou sem condições de higiene básica.
“O setor de internação estava sem água nenhuma. Não tinha como lavar as mãos, nem dar descarga. O banheiro estava imundo”, relatou.
Na manhã desta segunda-feira (1º), funcionários da emergência afirmaram que o abastecimento já estava se normalizando. Porém, pacientes da ala oncológica continuaram relatando que a água ainda não havia voltado totalmente até as 13h.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou que o problema ocorreu por causa do rompimento de uma tubulação da caixa de alvenaria no pavimento superior. Os setores afetados foram pediatria, ortopedia, laboratório, raio-x e cozinha.
Segundo a Prefeitura, das 15 clínicas com enfermarias, apenas duas foram atingidas, o que representa 13% do serviço.
A administração afirmou ainda que a situação foi rapidamente solucionada e ressaltou que a unidade conta com diversas caixas d’água.
A Secretaria disse que não houve cancelamento de cirurgias, afirmando que o centro cirúrgico tem abastecimento independente, localizado em outro ponto do prédio.
Falta de água atingiu parte do Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo
Reprodução RJ1