
Calor e sol forte em São José dos Campos (Vale do Paraíba)
Reprodução/TV Vanguarda
Diferente das últimas semanas, que foram marcadas pelo frio, os próximos dias serão de aumento considerável da temperatura na região do Vale do Paraíba, que pode registrar até 33ºC de máxima em pleno inverno.
A mudança, que deve começar a ser notada a partir desta quarta-feira (20), será motivada por uma condição meteorológica chamada veranico.
O veranico é um fenômeno caracterizado por tempo seco e quente, que pode durar de 3 a 5 dias. Diferente de uma onda de calor, ele ocorre em pleno inverno, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às do verão, segundo a Defesa Civil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No caso desta semana, o veranico será provocado por um bloqueio atmosférico, que favorecerá a entrada de ventos quentes vindos do norte e nordeste. O Oeste do estado de São Paulo será a região mais afetada, mas as cidades do Vale do Paraíba também sentirão os efeitos.
O fenômeno deve durar pelo menos até o fim de semana, mas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), terá o pico na quinta-feira (21), com as máximas na casa dos 33ºC.
Além do calor, a semana será marcada pelo tempo seco, o que aumenta o risco de queimadas.
“A Defesa Civil do Estado alerta que as condições previstas — tempo seco, baixa umidade e calor acima da média — aumentam significativamente o risco de queimadas. Esses incêndios podem se propagar rapidamente, causando prejuízos ambientais, danos à saúde e colocando vidas em risco”, alerta o órgão estadual.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina