Veja medidas judiciais impostas ao influenciador Hytalo Santos desde que foi denunciado sobre exploração sexual de crianças e adolescentes


Vídeo que viralizou traz denúncias contra alguns influenciadores. Nesta terça-feira (12), a Justiça da Paraíba ordenou a suspensão de todos os perfis de um deles.
Hytalo Santos tem mais de 25 milhões de seguidores nas redes sociais e, nos últimos anos, publicou diversos vídeos com crianças e adolescentes dançando com pouca roupa. Parte desses adolescentes morava na mesma casa e era filmada em situações de conotação sexual. O influenciador também passou a promover sorteios nas redes sociais, usando as imagens dos jovens para atrair seguidores.
Desde 2024, ele é investigado pelo Ministério Público da Paraíba por exploração de crianças e adolescentes. A investigação começou por causa de denúncias de vizinhos do condomínio onde o influenciador mora, em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa.
“Por exemplo, muitos exemplos até tarde da noite atrapalhando o sossego dos condôminos. Transitando dentro do condomínio, nas ruas do condomínio, com adolescentes. Fazendo topless na moto para exibir tatuagem nas costas. Nós começamos a receber também e coletar vídeos nos quais as crianças e adolescentes participavam de danças, de festas, estavam dentro de veículos onde tinha consumo de bebidas alcoólicas e conversas impróprias”, comenta Ana Maria França, promotora de Justiça.
Na segunda-feira (11), o Ministério Público estadual, a Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho assinaram recomendação conjunta pedindo que a loteria do estado suspenda a empresa de rifas e sorteios. O pedido conjunto afirmou que há indícios de submissão de adolescentes a práticas de “adultização” e exposição midiática com conotação sexual para obtenção de lucro.
A LOTEP afirmou que Hytalo não é o titular da empresa e que figurou apenas como divulgador, mas que não aceitou um novo pedido da empresa para a realização de sorteios. Na sexta-feira, o perfil de Hytalo no Instagram já tinha saído do ar. Segundo o Ministério Público, por causa das denúncias contra o influenciador. A Meta — que é dona do Instagram, Facebook e WhatsApp — disse que não vai se pronunciar.
O Ministério Público da Paraíba também entrou, na segunda-feira, com uma ação civil pública na Justiça. O MP pede a suspensão de todos os perfis de Hytalo Santos nas redes sociais, com a suspensão da monetização.
A promotoria também quer o afastamento imediato e a proibição de contato dos adolescentes com o influenciador. No fim do dia, a Justiça atendeu a todos os pedidos. Os advogados de Hytalo ainda não comentaram.
O Jornal Nacional não conseguiu contato com a empresa Fartura de Prêmios.
Influenciador Hytalo Santos é alvo de medidas judiciais
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Quem é Kamylinha, influenciadora da turma de Hytalo Santos, que teve perfil nas redes sociais bloqueado
Após vídeo de Felca, denúncias de exploração sexual na internet mais do que dobram em seis dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.