Bebê salva de engasgo por PM é filha de policial militar: ‘Profunda gratidão’, diz pai


Policial salva bebê engasgada em prédio de Divinópolis
Um momento de desespero virou símbolo de união e gratidão na Polícia Militar. A pequena Maria Alvarenga Costa Feliciano, de quatro meses, se engasgou com leite materno e foi salva pela ação rápida do policial militar Lucas Costa Neto, coincidentemente, colega de farda do pai da bebê, o tenente Venício Luis Costa Feliciano.
A cena, que poderia terminar em tragédia, virou exemplo de gratidão e da importância do preparo técnico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Policial salva bebê- Divinópolis- engasgo – salvamento – 05-08-2025
Reprodução/ Câmera de Monitoramento
Em entrevista ao g1, o tenente Feliciano contou, emocionado, como foi ver a filha ser socorrida por um colega de profissão que nunca havia aplicado a manobra de Heimlich, usada em casos de engasgo.
“Quando olho para a minha filha, o sentimento é de profunda gratidão. Ele salvou a vida dela. Fico feliz pela formação que recebemos dentro da instituição, que permitiu a ele agir com tanta precisão naquele momento”, declarou o tenente.
Na porta do elevador, ao encontrar a mãe com a bebê no colo, ele manteve a calma e aplicou a técnica de desengasgo pela primeira vez.
“Ontem ele esteve lá em casa. Fiz questão de agradecer. Ele me contou que nunca tinha feito a manobra antes. Mesmo assim, salvou a vida dela”, disse o pai.
Câmera de monitoramento registra salvamento de bebê em Divinópolis
Reprodução câmera de monitoramento
Pai já salvou outras crianças com a mesma técnica
Outra coincidência é que o próprio tenente Feliciano, atuando dentro da PM, já havia salvado duas crianças utilizando a mesma manobra que agora salvou sua filha.
“Passei por essa situação duas vezes. Uma com minha sobrinha, e outra em 2023, quando trabalhava em Nova Serrana. A manobra é simples, mas extremamente eficaz. E nesses dois casos, graças a Deus, também deu certo”, relatou o oficial.
Hoje, ao olhar para Maria esbanjando saúde, o pai resume seus sentimentos em uma palavra: gratidão.
“Não tem outra palavra, só gratidão mesmo. Só temos que agradecer ao meu colega e pedir a Deus pela vida dele”, concluiu o pai.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Desesperados, pais buscam quartel da PM e pedem ajuda para socorrer bebê engasgado em MG
‘Só tenho que agradecer’, diz pai após filho ser salvo de engasgo por policial militar em Divinópolis
Vídeo mostra bebê engasgado com leite materno sendo salvo por funcionário da UPA de Divinópolis
Momento heroico registrado em vídeo
PM salva vida de bebê engasgada enquanto aguardava elevador em Divinópolis
A ação do cabo Neto foi registrada por uma câmera de monitoramento do prédio. O vídeo mostra a tensão da mãe e da avó, e a atuação precisa do policial ao socorrer a criança.
Para a mãe, a presença de Neto naquele momento foi uma intervenção divina. “Ele é um anjo. Deus colocou ele ali na hora exata. Ele salvou a vida da minha filha”, enfatizou Raquel.
O cabo Neto contou que a mãe, que mora no andar acima, tentou levar a criança até um médico que vive no prédio. Como o policial havia acionado o elevador, o equipamento parou no andar onde ele estava.
“Eu estava lá por Deus mesmo. Fiquei sem acreditar no que tinha acontecido”, concluiu o cabo Neto.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.