
É #FAKE que Moraes e Barroso tenham fugido para Roma
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes fugiram para Roma, na Itália, “com medo da lei Magnitsky”. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
O vídeo de mais de 2 minutos foi publicado no TikTok no domingo (27) e acumula 851 mil visualizações. Ele tem imagens estáticas de Moraes e Barroso geradas por inteligência artificial (IA).
A Legenda do post e o áudio também sintéticos dizem. O texto diz: “Fuga na marra: Moraes e Barroso se escondem em Roma com medo da Magnitsky, enquanto filhos fogem do serviço de migração em Nova York […]”.
Embora tenha saído três dias antes da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sancionar Moraes com a lei Magnitsky, a publicação mentirosa ganhou impulso graças a esse anúncio.
Nesta quarta, o governo americano anunciou a decisão de aplicar o dispositivo contra o ministro do STF, cumprindo uma ameaça feita anteriormente. Trata-se de sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos – a medida é chamada de “pena de morte financeira”‘ (leia mais ao final desta reportagem).
⚠️ Por que isso é mentira?
Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do STF afirmou que as informações do material viral não procedem. Além disso, os dois ministros fizeram recentemente aparições públicas – e no Brasil (veja imagens abaixo).
Nesta segunda-feira, Barroso participou da conferência anual sobre direito público promovida pela Universidade de Brasília (UnB). Nesta quarta, ele deu entrevista em Brasília logo após o governo americano ter anunciado sanções contra Moraes.
Além disso, o próprio Moraes esteve, na noite desta quarta, na Neo Química Arena, em São Paulo para assistir ao jogo Corinthians, time pelo qual torce, contra o Palmeiras, válido pela Copa do Brasil. O ministro ficou em um camarote, ao lado de amigos (veja foto abaixo).
No sábado (26), Moraes ele proibiu a instalação de acampamentos ou qualquer forma de obstrução na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Barroso: ‘nossa preocupação não é escalar um conflito’
Alexandre de Moraes assiste ao jogo do Corinthians, em São Paulo
GloboNews/Reprodução
📌 Qual é o contexto da fake?
A decisão sobre a aplicação da lei Magnitsky contra Moraes foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano (assista ao vídeo abaixo).
A norma permite que os Estados Unidos imponham sanções a cidadãos estrangeiros. O objetivo é punir pessoas acusadas de violações graves de direitos humanos ou de corrupção em larga escala.
Moraes é citado no documento americano como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.
O STF divulgou nota em solidariedade a Moraes e destacou que todas as decisões tomadas pelo ministro na ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro – mencionadas no anúncio feito pelo governo americano – “foram confirmadas pelo Colegiado competente”.
Também nesta quarta, Trump assinou o decreto do chamado tarifaço, que eleva dos atuais 10% para 50% a taxa sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos. Ela deve entrar em vigor em 6 de agosto.
Segundo a Casa Branca, o governo brasileiro estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e milhares de seus apoiadores. O documento cita diretamente Moraes.
EUA sancionam Moraes com lei Magnitsky
É #FAKE que Moraes e Barroso tenham fugido para Roma
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
A
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)