
Robson, o vira-lata adotado por comunidade de município do RS
Robson Praia do Encontro: esse é o nome dado a um dos moradores mais queridos de São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O nome faz alusão a um dos pontos mais visitados da cidade, a prainha de água doce banhada pelo rio Jacuí, local que Robson adora frequentar no verão, junto aos bares e torneios da cidade.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal da cidade, ele tem entre quatro e cinco anos, e está com a saúde em dia. Há cerca de três anos, a primeira “aparição” do Robson em São Jerônimo foi em uma missa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Além de acompanhar, ele passou o tempo inteiro ao lado do padre.
De lá pra cá, não faltaram registros do ilustre morador em diferentes eventos e momentos da comunidade. Robson frequenta treinos de vôlei e torneios de futsal no Clube do Comércio, não perde uma procissão e é praticamente um funcionário das lojas e farmácias da cidade. Ele também é um aluno frequente em aulas de dança e ensaios do Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Como uma grande corrente de amor e cuidado, quem encontra o Robson no dia a dia faz questão de registrar e postar nas redes sociais. Ele ganhou até um perfil que reúne todos esses registros, uma forma de acompanhar os passos do Robson ao longo do dia. A rede que já conta com quase 2 mil seguidores é abastecida como um diário que conta quais foram os novos amigos que ele fez nesse dia.
“A cidade adotou o Robson” é o que sempre se escuta pelas ruas de São Jerônimo. Até quando a cidade foi atingida pela enchente, em maio de 2024, ele estava lá, junto de voluntários e da Defesa Civil do município. Robson recebeu casinhas pela cidade, roupas e acompanhamento veterinário.
A cidade conta com um castra-móvel que realiza atendimentos diários em diferentes bairros da cidade. O serviço é gratuito para toda a comunidade, através de agendamentos. Robson já é um paciente conhecido, recebe acompanhamento das vacinas e agora está em processo para a castração.
Robson foi adotado pela população de São Jerônimo
Reprodução/Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS