Tarifaço: governo diz busca diálogo sem ‘contaminação política ou ideológica’ e reafirma que soberania é ‘inegociável’

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que o governo brasileiro, por orientação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem buscando negociação, desde o anúncio das medidas unilaterais feito pelo governo norte-americano, com “base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica”.
A informação foi divulgada por meio de nota à imprensa na última semana antes do início do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que, se nada for alterado, terá validade a partir da próxima sexta-feira (1º) com uma sobretaxa de 50% às importações brasileiras.
“Reiteramos que a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis. No entanto, o governo brasileiro continua e seguirá aberto ao debate das questões comerciais, em uma postura que já é clara também para o governo norte-americano”, declarou o MDIC, em nota à imprensa.
Avaliou, ainda, que o Brasil e os Estados Unidos mantêm uma “relação econômica robusta e de alto nível há mais de 200 anos”. “O governo brasileiro espera preservar e fortalecer essa parceria histórica, assegurando que ela continue a refletir a profundidade e a importância de nossos laços”, acrescentou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.