
A transferência de veículos no Espírito Santo ficou mais moderna, econômica e segura. Isso porque, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) passou a adotar a assinatura digital nos processos de transferência veicular, por meio de um sistema homologado pelo Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Espírito Santo (CRDD/ES).
A nova ferramenta utiliza um processo de verificação robusto, que inclui leitura de QR Code, validação biométrica e georreferenciamento, o que garante a autenticidade e a integridade da assinatura. Após a verificação digital, o veículo deve ser levado a uma Empresa Credenciada de Vistoria Veicular (ECV) para a finalização da transferência.
Segundo Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran|ES e presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), essa inovação faz parte de um plano mais amplo de digitalização:
Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran|ES
CRDD/ES
“O projeto de assinatura digital apresentado pelo CRDD/ES representa uma modernização essencial, que agiliza processos, melhora o atendimento aos cidadãos e contribui para que o Detran ofereça um serviço mais eficiente. A digitalização torna os procedimentos mais rápidos e seguros.”
A atualização também elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório e é válida para transferências de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021.
Para o presidente do CRDD/ES, Euvaldes Venturin, a novidade representa um avanço que beneficia tanto os profissionais quanto a população em geral:
Euvaldes Venturin, presidente do CRDD/ES
CRDD/ES
“O processo se torna mais ágil, simples e acessível. Vendedores e compradores não precisam ser especialistas em tecnologia: o sistema é direto, sem exigência de múltiplos aplicativos ou senhas complexas. Além disso, como está integrado ao Detran, o risco de fraudes é significativamente reduzido.”
A iniciativa é fruto da parceria entre o CRDD/ES, o Detran-ES e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o trabalho dos despachantes, modernizar os serviços e facilitar o atendimento à população, inclusive em concessionárias e revendas de veículos.
A iniciativa é fruto da parceria entre o CRDD/ES, o Detran-ES e o Governo do Estado
Detran/ES
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Espírito Santo (Arives), Paulo Souza, também comemorou a conquista. “O assinador digital traz agilidade ao setor automotivo e segurança para lojistas e clientes. Toda iniciativa que facilita a vida do comerciante e do consumidor é bem-vinda. O Espírito Santo está de parabéns por sair na frente. Somos exemplo para o Brasil”, destaca.
A implementação do sistema reflete ainda o trabalho de articulação do Sindicato dos Despachantes do Espírito Santo (Sindespees), que atua junto ao CRDD e aos órgãos públicos na defesa da categoria e na busca por melhorias nos processos.
Para Marcos Banhos, presidente do Sindespees, o assinador digital é fruto da atuação conjunta das entidades:
Marcos Banhos, presidente do Sindespees.
CRDD/ES
“Essa ferramenta representa um avanço expressivo na rotina dos despachantes. Com menos burocracia e mais agilidade, podemos oferecer um atendimento mais eficiente. A iniciativa conjunta do CRDD/ES e do Sindespees fortalece a profissão e eleva o padrão dos serviços prestados.”
Além do sistema homologado, a assinatura digital também pode ser feita via aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Nesse caso, tanto o comprador quanto o vendedor devem gerar a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo) e validá-la com biometria facial.
Acesse o site.
Conheça mais o CRDD/ES