Sacos plásticos utilizados para conter avanço do mar aparecem na faixa de areia da Praia de Riacho Doce, em Maceió

Sacos são encontrados na praia de Riacho Doce, em Maceió
Sacos plásticos surgiram ao longo da faixa de areia da Praia de Riacho Doce, no litoral Norte de Maceió. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas fiscalizou a região nesta terça-feira (12) e identificou imóveis com irregularidades.
As imagens dos sacos foram feitas pelo Instituto Biota de Conservação. O flagrante foi feito próximo à obra de contenção do avanço do mar de uma propriedade privada.
A pousada foi afetada pela erosão e está com parte da estrutura danificado. Apesar das denúncias feitas por moradores, a obra tem autorização do IMA.
Para tentar conter o avanço do mar em Riacho Doce, moradores utilizaram troncos de coqueiros e sacos plásticos com areia em frente aos imóveis. Quando a maré sobe, os sacos são levados para o mar.
O IMA encontrou sacos na frente de uma propriedade abandonada. Segundo os fiscais, não há autorização para utilizar esse tipo de material.
As obras autorizadas pelo IMA devem utilizar a instalação de bolsas geotêxteis no subsolo para contenção, o que não causa danos ao meio ambiente, diferente do material flagrado na fiscalização.
Qualquer intervenção na área litorânea deve ser autorizada por órgãos competentes, e a população é uma grande aliada para denunciar as irregularidades.
O local não é de desovar para tartarugas, mas o Biota alerta que os animais utilizaram a área para alimentação.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.