
Arlindo Cruz em imagem de outubro de 2010
Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo
Um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, o cantor, multi-instrumentista compositor Arlindo Cruz morreu no Rio nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, informou a mulher do artista, Babi Cruz.
Famosos prestaram homenagem ao sambista.
Dudu Nobre, cantor, em entrevista ao Estúdio i.
“Tive privilégio de poder conviver com Arlindo desde muito jovem. Ele me ensinou a trocar cordas no cavaquinho, afinar. Sempre aconselhou muita gente. Teve reconhecimento de toda música brasileira. Dia muito triste para todos nós. Foi uma luta muito dura. Ele mostrou até o final que é uma fortaleza. Hoje nosso guerreiro descansou.”
Marcelo Adnet, humorista, via Instagram
“Mestre. Será lembrado pra sempre”
Eri Johnson, ator
“Descansa em paz, Arlindo Cruz. Jamais iremos esquecer do seu talento, das resenhas, que Deus o receba com muito amor.”
Initial plugin text
Tiago Iorc, cantor
“Maestro do bem. Muito obrigado por tua luz.”
Jota.Pê, cantor
“Obrigado por tudo, mestre. Meus sentimentos.”
Miguelzinho do Cavaco, cantor
“Descanse em paz, mestre! O samba nunca será o mesmo sem você, Arlindo. Obrigado por tudo que você nos ensinou com amor, melodia e verdade.”
Leandra Leal, atriz
“Meus sentimentos.”
Sergio Guizé, ator, via Instagram
“Descanse em paz”
Marcos, dupla de Belutti, cantor
“Grande artista arquiteto”
Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do ilustre rubro-negro e Sambista Perfeito, Arlindo Cruz, nesta sexta-feira (08), aos 66 anos. Ícone do samba, multi-instrumentista, compositor genial e voz marcante da cultura brasileira, Arlindo sempre levou o nome do Flamengo com orgulho, embalando gerações com seu talento e sua paixão pelo Mais Querido. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, fãs e a toda a nação do samba. Seu legado permanecerá vivo nas arquibancadas, nas rodas de samba e no coração da Nação Rubro-Negra.”
Initial plugin text
Império Serrano
“O Império Serrano lamenta, com imenso pesar e profunda dor, o falecimento de Arlindo Cruz, aos 66 anos, um dos maiores nomes da história do samba e filho ilustre da nossa coroa imperial.
Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história. Ao lado de grandes parceiros, Arlindo assinou obras-primas que ecoam nos corações imperianos até hoje, como o inesquecível “O Império do Divino”, de 2006. Ao todo, foram 12 sambas vitoriosos, com inúmeros prêmios.
Em 2023, tivemos a honra e a responsabilidade de homenagear Arlindo com o enredo “Lugares de Arlindo”, que celebrou sua trajetória, sua poesia e sua vida. Aquele desfile, carregado de emoção e respeito, foi um ato de amor e gratidão a esse artista que sempre nos representou com dignidade, talento e verdade. Na Sapucaí, fizemos do samba um abraço coletivo a Arlindo e à sua família, enchendo cada imperiano de orgulho por ver sua história brilhando como merece.
Neste momento de luto, nos solidarizamos com a esposa Babi, com seus filhos, familiares, amigos e toda a legião de fãs que hoje choram esta perda irreparável. Arlindo Cruz não é apenas um nome, mas um grande legado. Seu canto viverá para sempre em cada um de nós.”
Initial plugin text
Mangueira
“Toda a nação mangueirense e o mundo do samba recebem hoje, com profunda tristeza, a notícia do falecimento do eterno Arlindo Cruz, um dos maiores gênios da música brasileira, cuja obra transcende gerações e fronteiras. Manifestamos nossa solidariedade à sua companheira Babi Cruz, aos filhos Arlindinho e Flora Cruz, e a todos os amigos, familiares e fãs que hoje choram a partida de um artista incomparável, cuja voz e legado permanecerão eternamente vivos nos corações brasileiros.
Em nome da presidente Guanayra Firmino, estendemos nossos sentimentos à comunidade do Império Serrano, que em 2023 prestou uma homenagem inesquecível ao mestre Arlindo com o enredo “Lugares de Arlindo”, celebrando sua trajetória e reafirmando sua importância para o samba e para o Brasil. Arlindo Cruz é eterno. Que sua luz siga brilhando em cada roda de samba, em cada verso cantado com emoção.”
Initial plugin text
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
“Vai em paz, irmão! Obrigado por tudo! O samba te agradece!”
Initial plugin text
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
“A Câmara Municipal do Rio de Janeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do cantor e compositor Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do nosso samba e da cultura popular brasileira.
Carioca de coração e de origem, o poeta do samba dedicou sua vida à música, levando o nome do Rio e de suas tradições para o Brasil e o mundo. Sua obra inspirou gerações de sambistas e permanecerá viva na memória cultural da cidade.
O Parlamento carioca se solidariza com parentes, amigos e fãs de Arlindo, reafirmando o reconhecimento e a gratidão pelo legado deixado por esse artista incomparável.”