
Um cruzador lança-mísseis guiados dos EUA, o USS Lake Erie, foi visto atravessando o Canal do Panamá do Pacífico para o Caribe na noite de sexta-feira, após o governo Trump ter deslocado navios de guerra para perto da costa da Venezuela.
Jornalistas da AFP viram a embarcação naval passando por uma das eclusas do canal por volta das 21h30, no horário local — 23h30 no horário de Brasília — e navegando para o leste em direção ao Atlântico.
Os Estados Unidos afirmaram que o envio de navios de guerra para o sul do Caribe, próximo às águas territoriais da Venezuela, fazia parte de uma operação antidrogas.
“Eu não sabia que o navio ia passar… fiquei surpreso”, disse à AFP Alfredo Cedeno, técnico de saúde de 32 anos, que fotografou o cruzador.
O Lake Erie havia permanecido atracado por dois dias no Porto de Rodman, na entrada pacífica do canal.
Washington acusou o presidente venezuelano Nicolás Maduro de liderar um cartel de drogas e dobrou a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões.
Os Estados Unidos, no entanto, não fizeram nenhuma ameaça pública de invadir a Venezuela.
Caracas anunciou na segunda-feira o envio de 15 mil agentes de segurança para a fronteira com a Colômbia em operações antidrogas.
Um dia depois, a Venezuela declarou que patrulharia suas águas territoriais com drones e navios da marinha.
Maduro também afirmou ter mobilizado mais de quatro milhões de milicianos em resposta às “ameaças” dos EUA.
O USS Lake Erie, com 173 metros de comprimento (567 pés), desloca 9.800 toneladas e tem como base o porto de San Diego, Califórnia.
VÍDEO: Navio de guerra dos EUA entra no Canal do Panamá a caminho do Caribe
Reprodução/AFPTV