Chacina do bairro Palhinhas: acusado de ser mandante do crime é condenado a 26 anos de prisão


Fórum de Petrolina
Emerson Rocha / g1 Petrolina
Acusado de ser o mandante da chacina que deixou seis pessoas mortas no bairro Palhinhas, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em junho de 2022, Sirley do Nascimento Sena foi condenado, em júri popular, a pena de 26 anos, divulgou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta sexta-feira (29).
Sirley também é acusado por duas tentativas de homicídios qualificadas, pelo motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. A sentença, aplicada pela vara do Juri de Petrolina, condenou o réu apenas por um dos crimes, o homicídio de um idoso, que estava dormindo no momento da invasão à residência e foi morto na cama.
Para os demais crimes, apesar de os jurados reconhecerem a autoria sustentada pelo Ministério Público (MPPE), absolveram o acusado. O MPPE apresentou recurso da decisão de absolvição quanto aos demais crimes.
O júri popular foi realizado na vara do Juri de Petrolina, sendo presidido pela juíza Elane Brandão Ribeiro, na quinta-feira (28), das 8h até as 20h30. O réu continua preso na Penitenciária Edvaldo Gomes, em Petrolina.
Começa júri popular do acusado de ser mandante da Chacina do bairro Palhinhas
Sirley foi preso 13 dias após o crime. A prisão temporária foi convertida em preventiva. Desde então, o acusado está preso na penitenciária Doutor Edvaldo Gomes. No dia 31 de março de 2023, Sirley passou pela terceira audiência de instrução.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
No dia 26 de dezembro do ano passado, um dos suspeitos de ser autor da chacina foi preso na cidade de Itanhaém, no São Paulo. Contra o suspeito, havia um mandado de prisão preventiva expedido no dia 22 de novembro deste ano, pela Vara do Tribunal do Juri da Comarca de Petrolina.
A prisão foi realizada através de uma articulação entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Delegacia de Investigações Gerais de Itanhaém.
O crime
Seis pessoas são assassinadas no bairro Palhinhas, em Petrolina
O crime ficou conhecido como a chacina do bairro Palhinhas. Os assassinatos ocorreram na madrugada de 17 de junho do ano passado. 14 pessoas estavam no local, seis foram mortas e duas ficaram feridas.
De acordo com vizinhos, a primeira vítima da chacina foi um homem. Ele foi morto ainda na porta de casa. Em seguida, os criminosos entraram na residência e começaram a atirar nas outras pessoas. Os corpos de quatro vítimas foram encontrados em dois quartos. Uma mulher foi socorrida, mas morreu no hospital.
Ainda segundo os vizinhos, entre as vítimas estavam Bartolomeu Vieira da Silva, 73 anos, conhecido como Bastor. Ele era dono da casa e pai de Fabiana Vieira da Silva, que também morreu. Os outros mortos eram amigos da família. Eles foram identificados como: Clécio Barbosa, 35 anos; Cícero Cavalcante dos Santos, 42 anos; Antônio Millton dos Santos Feitosa, 32 anos; e Josenilton de Jesus Silva , 39 anos.
Vizinhos relataram que no momento do crime tinha cerca de 14 pessoas na casa.
Chacina no bairro Palhinhas, em Petrolina
Emerson Rocha / g1 Petrolina
Quem são as vítimas:
Bartolomeu Vieira da Silva, 73 anos, conhecido como Bastor. Ele era dono da casa onde o crime aconteceu e pai de Fabiana Vieira da Silva, de 37 anos. Os dois foram sepultados no cemitério do bairro João de Deus;
Josenilton de Jesus Silva, de 39 anos, foi sepultado no cemitério do Rodeadouro;
Antônio Millton dos Santos Feitosa, de 32 anos, sepultado no cemitério Campo da Paz;
Clécio Barbosa, de 35 anos, sepultado no cemitério Campo das Flores;
Cícero Cavalcante dos Santos, 42 anos, foi sepultado na cidade de Canapi, Alagoas.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.