
Município de Itapoá decreta situação de emergência
A prefeitura de Itapoá, cidade com a maior extensão de praia de Santa Catarina, decretou emergência após a erosão provocada pela ressaca da maré e as fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. Conforme o município, diferentes trechos litorâneos da cidade foram impactados.
A decisão consta no Diário Oficial da cidade na terça-feira (26). Nesta sexta (29), o município detalhou que o documento autoriza a mobilização de todos os órgãos para atuar nas ações de resposta ao desastre, reabilitação da área e reconstrução da cidade.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
📍 Com 32 quilômetros de litoral, Itapoá tem diversas opções para banhistas e pontos turísticos. Além da beleza natural, a cidade abriga um porto privado em operação e tem planos para receber a construção de uma segunda estrutura, que deve ser entregue em 2030.
Erosão provocada pela ressaca da maré e as fortes chuvas
Reprodução
LEIA MAIS:
Como ciclone extratropical pode ter causado onda de 15 metros, a maior já surfada no Brasil
Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em SC em dois dias
Decreto
Além disso, com o decreto fica autorizado a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para auxiliar na assistência à população atingida.
Entre as medidas previstas, o decreto possibilita que agentes da Defesa Civil, em casos de risco iminente, possam entrar em residências para prestar socorro ou determinar evacuações. O documento tem validade para 180 dias.
Chuvas causam deslizamentos de terra em SC e Serra de Avencal é interditada
Resgate de 12 horas e sinais de hipotermia: Trio fica ilhado ao acampar
Trio fica ilhado ao acampar em SC e é resgatado pelos bombeiros
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias