Quem é Oruã? Atração do Lolla, banda é quase homônima do rapper


Banda Oruã se apresenta no Lollapalooza 2026
Divulgação
A banda Oruã, confirmada no Lollapalooza 2026, tem nome de mesma pronúncia e escrita praticamente igual ao cantor Oruam. Mas apesar da similaridade entre os nomes, o som da banda carioca tem pouquíssimo a ver com as músicas do rapper, que também já passou pelo festival.
Na verdade, a banda é um grupo independente de rock psicodélico e existe desde 2017. Entenda quem é a banda Oruã:
Veja o line-up completo do Lollapalooza 2026
Quem é Oruã
A Oruã, do guitarrista e produtor Lê Almeida, se define como um grupo de indie rock “afrojazzy” do Rio de Janeiro. Além de Almeida, estão na banda Phill Fernandes (bateria), João Casaes (sintetizadores) e Bigú Medine (baixo).
O grupo tem quatro álbuns e experimenta com psicodelia, efeitos lo-fi e afrobeat. Uma das músicas mais conhecidas é “Disciplina”, que fala sobre relações e futuro, com os versos “Vai embora e não vem / Qualquer dia desses eu vou / Vai sim / Ainda só ser”.
O grupo estreou com o disco “Sem Bênção / Sem Crença”, de 2017, e desde então produziu muito no Brasil e lá fora. A partir de 2019, começaram a colaborar também com o grupo Built to Spill, participando ativamente do disco “When the Wind Forgets Your Name” da banda americana.
O trabalho mais recente da Oruã é “Passe” (2024), que rendeu uma turnê pelos Estados Unidos, participação na rádio americana KEXP e deve ser o principal projeto levado ao palco do Lollapalooza.
Quem é Oruam?
Oruam é um rapper carioca que vem despontando no cenário musical. Em 2024, se firmou de vez como um dos nomes mais promissores do rap atualmente, conquistando cada vez mais destaque.
Mesmo sem nenhum disco, o músico tem mais de 10 milhões mensais de ouvintes no Spotify. O cantor passeia pelo funk, R&B e rap, com músicas sobre ostentação, sexo e as suas origens.
Oruam também canta faixas como “Diz aí qual é o plano?”, “Para de Mentir” e “Rolé na Favela”, com DJ LC da Roça.
Show de Orochi, Chefin e Oruam no Palco Sunset Rock in Rio 2024
Miguel Folco/g1
Ele é conhecido também por ser filho do traficante Marcinho VP. Aos 22 anos, o rapper fez uma apresentação polêmica no Lollapalooza 2024, ao vestir uma camiseta que pede liberdade a seu pai.
Apontado como líder da facção criminosa Comando Vermelho, Marcinho VP é também acusado pelo Ministério Público pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
“Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida”, disse Oruam, numa nota publicada em seu perfil no Instagram pouco após o show do Lolla.
Oruam está preso desde o dia 22 de julho, após uma confusão na porta de sua casa, no Joá. Segundo a polícia, o artista impediu para cumprimento de um mandado de apreensão contra um menor procurado por tráfico e roubo. Nesse inquérito, Oruam virou réu por tentativa de homicídio e responde por outros 7 crimes.
Oruam se entrega à polícia: ‘Vou dar volta por cima, tropa’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.