‘A Última Ceia’, do grupo Mexa, é peça-jantar que convida público a experiência inédita no teatro


Espetáculo “A Última Ceia”, do Grupo Mexa — Foto: Maringas Maciel

A cena é impactante: um grupo se reúne em torno de uma mesa para sua última refeição — e alguém avisa que vai morrer. Este é o ponto de partida de “A Última Ceia”, peça-jantar do coletivo paulistano MEXA, em temporada no Sesc Pompeia que estreia nesta quinta-feira (28) e seguirá até 7 de setembro.
O inusitado é que a ceia também é compartilhada com o público, que pode se servir enquanto o espetáculo acontece.
Escrita e dirigida por João Turchi, a montagem parte da icônica pintura de Leonardo Da Vinci para questionar: como criar uma imagem final que persista, mesmo depois do fim do grupo? Essa inquietação, afirma o diretor, atravessa os nove anos de trajetória do MEXA — e agora é explorada como possibilidade de despedida ou reinvenção.
Inspirado na obra renascentista e no episódio bíblico que lhe dá nome, “A Última Ceia” propõe um encontro entre despedida e permanência. O novo trabalho do grupo reflete sobre memória, finitude e a força coletiva na produção de arte — especialmente em contextos de vulnerabilidade.
A encenação se apresenta como um rito-partilha em que narrativas pessoais, crítica social e elementos religiosos se entrelaçam até culminar em um jantar real oferecido ao público. Entre tensões internas, humor e potência política, o espetáculo reafirma o gesto do MEXA: transformar o fim em recomeço.
Fundado em 2015, no contexto das Casas de Acolhida, o MEXA já participou de festivais internacionais e integra a programação da 36ª Bienal de São Paulo.
As apresentações acontecem de quartas a sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h — com sessão extra no dia 6/9, às 17h. Algumas sessões contam com intérpretes de Libras.
Initial plugin text
SERVIÇO
📅 Quando? Até 7/9. De quartas a sábados, às 20h. Aos domingos, às 19h. Sessão extra: 6/9, às 17h
📍 Onde? Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93 – Água Branca, Zona Oeste
💲 Quanto? A partir de R$ 21
➡️ Mais informações e ingressos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.