
Caminho de Santa Rita: portal é inaugurado em Passos e marca novo trajeto de fé
O Sul de Minas ganha mais um novo trajeto de peregrinação e devoção para os fiés. Batizado de caminho Santa Rita, a nova rota tem 45 quilômetros e liga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Penha, em Passos (MG) ao Santuário Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG).
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
O ponto de partida é um portal de madeira, que foi inaugurado no sábado (23), diante do Santuário da Penha.
O caminho já é velho conhecido dos passenses, que o costumam fazer às vésperas do dia da santa, mas, agora, o trajeto conta com uma estrutura para orientar os peregrinos durante o ano todo.
“Há mais de 15 anos, todo dia 21 de maio saem os peregrinos rumo ao Santuário de Cássia. E a partir de 2022, quando foi inaugurado o maior santuário dedicado à Santa Rita de Cássia do mundo, aumentaram esses peregrinos. Começou com 500 e esse ano foram mais de dois mil peregrinos. E agora esse trajeto é todo sinalizado. Tem as plaquinhas em forma de flor. Se o telefone não pegar, não tem problema, você pode acompanhar as sinalizações”, explicou o idealizador do caminho, Iran Perreira.
Nova rota de peregrinação liga Passos ao Santuário de Santa Rita de Cássia
Reprodução EPTV
Ele, que também é peregrino, teve a ideia surgiu justamente no dia tradicional da peregrinação, quando ajudava em um dos pontos de apoio.
“Estava indo daqui de Passos lá para o ponto na roça, dentro do carro e me veio aquela vontade: ‘Por que não fazer o Caminho da Fé?’. Aí fui pesquisar, seria impossível, porque o Caminho da Fé é de Águas da Prata para Aparecida. Aí me veio: ‘Por que não o caminho ao Santuário de Cássia?’ Aí agendei com o padre Michel [Pires], reitor do Santuário de Cássia, que nos acolheu muito bem e gostou muito da ideia”, contou Parreira.
O caminho de Santa Rita agora soma às outras rotas com destino ao Santuário: Rota das Rosas, que sai de Franca (SP), e a Rota da Santidade, que sai de Tambaú (SP).
Logo na inauguração do portal, no sábado, um grupo de 12 peregrinos de Alfenas fez o trajeto do novo caminho.
“Santa Rita de Cássia é a protetora das causas impossíveis. Isso é muito importante para todos os peregrinos, independente do que ele precisa”, afirmou Parreira.
VÍDEOS: Assista tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas