
A Agência Nacional de Telecomunicações mudou as regras de identificação de chamadas de telemarketing.
Durante três anos, o prefixo 0303 foi a senha para identificar ligações de telemarketing, criado para dar ao consumidor a escolha de atender ou não a chamada. Agora, a Anatel decidiu que o uso do número não é mais obrigatório.
“A gente fica sendo incomodado diariamente com essas chamadas de origens desconhecidas e aí é um dificultador nesse sentido”, diz o advogado Eduardo Lui.
A medida atende a pedidos de empresas e instituições como a Apae, que reclamavam que o código, que nem era obrigatório para eles, virou uma barreira na busca por doações.
“Infelizmente, devido a chamadas abusivas que estavam acontecendo com o 0303, as pessoas ao atender o telefone já viam e já desligavam imediatamente, e acabava prejudicando o trabalho que nós fazíamos”, afirma Jarbas Feldner de Barros, presidente da Federação Nacional das Apaes.
Na Apae de Betim, na Região Metropolitana de BH, o telefone é ferramenta de trabalho e de solidariedade.
“É o que mantém, é o que realmente atende as famílias, coloca o alimento aqui, coloca os projetos que a gente tem aqui para realizar. Tudo é feito com esse trabalho mesmo, feito que é arrecadação”, explica Daniela de Jesus Franco Teixeira, responsável pela central de doações da Apae Betim.
Sai o 0303 e entra a autenticação da chamada. Segundo a Anatel, empresas que fazem mais de 500 mil chamadas por mês serão obrigadas a adotar esse sistema — uma ferramenta que verifica a origem da ligação. Ou seja, confirma se a empresa que está ligando é realmente quem diz ser.
A superintendente da Anatel garante que será o fim daquelas ligações de um DDD igual ao de quem recebe, mas que vem de outro local.
“Simplesmente, a operadora de telecomunicações não vai finalizar esta chamada. O telefone nem vai tocar. Com essas medidas, que englobam aproximadamente a obrigação para 350 empresas, a gente entende que metade de todas as ligações que acontecem mensalmente estarão abarcadas”, pontua Cristiana Camarate, superintendente substituta da Anatel.
Para não ser incomodada por uma avalanche de ligações, a Stephanie foi radical.
“Eu bloqueei todos, então, assim, se não tá na minha agenda, eu não conheço, eu não vou atender. Aí eu bloqueei, já nem toca”.
Stephanie bloqueou todas as ligações
Jornal Nacional