
Viaturas durante a operação
Polícia Militar
Sete mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram cumpridos em Unaí nesta quarta-feira (13) durante a operação Os Remanescentes – 2ª Fase.
A ação foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)/Paracatu e da Promotoria de Justiça de Combate ao Crime Organizado de Unaí, em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar.
Segundo o MPMG, a operação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes, na cidade de Unaí.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“Também foram adotadas medidas cautelares de natureza patrimonial, como o bloqueio judicial de ativos financeiros de contas que, em tese, eram utilizadas pelos investigados para a ocultação e lavagem de capitais provenientes do tráfico de drogas”, divulgou o MP.
Ainda de acordo com o MPMG, o nome da operação – Os Remanescentes – faz alusão ao fato de que grupo paralelos se mantiveram cometendo crimes na cidade mesmo após a desarticulação da organização original.
Origem da ação
O MPMG divulgou que a ação é um desdobramento da operação Tráfico Zero, realizada em 2024, e que identificou “uma complexa estrutura criminosa no tráfico de drogas em Unaí”. Nesta quarta, os alvos eram outros.
A primeira fase da operação Os Remanescentes foi realizada em 17 de junho de 2025, quando foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. O líder da organização foi um dos alvos.
“Com o prosseguimento das investigações, outros integrantes do grupo criminoso foram identificados, culminando na deflagração das ações desta quarta-feira.”
VEJA TAMBÉM:
Homem é extorquido e tem dinheiro e celular levados, no bairro Canelas em Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.