
Asteroide recebe nome de ‘Nicolinha’ em homenagem à astrônoma alagoana
Reprodução/Redes sociais
A astrônoma alagoana Nicole Oliveira Semião, a Nicolinha, conseguiu um feito incrível aos 13 anos: levou o seu nome para o espaço! Isto porque o asteroide 292352 Nicolinha (2006 SU218) recebeu esse nome em homenagem à ela.
Natural de Alagoas, atualmente Nicolinha mora com a família na cidade de Fortaleza, no Ceará. Ela utilizou as redes sociais para agradecer o apoio dos seus milhares de seguidores. Nicolinha aproveitou também para agradecer ao International Astronomical Search Collaboration (IASC) no Brasil.
“Pessoal, eu estou muito feliz. Eu queria vir aqui falar para vocês sobre essa grande novidade, que agora tem um asteroide com o meu nome. Eu estou, simplesmente, me sentindo muito feliz, muito honrada e quero agradecer a todas as mensagens de carinho que vocês estão deixando. Quero agradecer do fundo do meu coração. É uma honra imensa. Muito obrigada, pessoal”, comemora a adolescente.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Nicolinha marcou seu nome na comunidade científica quando aos oito anos foi considerada oficialmente a astrônoma e caçadoras de asteroides mais jovem do mundo.
💫Seguindo estrelas
Todo esse reconhecimento só foi possível graças a dedicação aos estudos espaciais. Em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, o pai de Nicolinha que quando tinha apenas dois anos a filha corria para ver a lua sempre que faltava energia.
A paixão pelo espaço só foi aumentando. Aos quatro anos ela pediu para trocar a festa de aniversário por um telescópio. A partir daí, os pais começaram a incentivar o sonho da filha.
LEIA TAMBÉM:
Caçadora de asteroides de 9 anos é eleita uma das 100 crianças prodígio do mundo
Menina de oito anos se torna caçadora de asteroides
“É um equipamento de valor muito alto, então a gente decidiu fazer ‘vaquinhas’, rifas, até chegar no telescópio”, conta a mãe, Zilma Vieira da Silva Semião.
Com seis anos, ela concluiu o curso de Iniciação à Astronomia, no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).
🌌 Uma janela para o céu
Nicolinha astrônoma
Arquivo pessoal
O sonho de Nicolinha transbordou e, por isso, ela decidiu montar um clube para incentivar outras crianças pelo mundo. O objetivo é garantir oportunidades para pessoas, entre 5 e 15 anos, além de incentivar a participação em atividades nas áreas de aplicação da ciência, tecnologia, matemática, astronomia e artes, por exemplo.
O grupo conta com crianças e adolescentes de vários países, como Brasil, Argentina, Alemanha, Portugal e Espanha, promovendo cursos, palestras, mentorias e projetos.
Asteroide ‘Nicolinha’ foi descoberto a milhões de quilômetros da terra
Divulgação
☄️O que é um asteroide?
O que é um asteroide?
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Leia mais notícias da região no g1 AL