
Adolescente de 14 anos explica como salvou primo que se engasgou, em Fortaleza
A rápida reação de Silas Cabreira, de 14 anos, foi fundamental para salvar o primo dele, Igor Vasconcelos, de um engasgo. O adolescente aplicou a manobra de Heimlich (veja o vídeo abaixo na reportagem) no primo, na última quinta-feira (7), em Fortaleza.
“Quando eu vi que era sério, porque minha mãe estava tentando [ajudar], eu fui ajudar. Minha mãe pediu para eu pedir ajuda para os vizinhos. Quando eu saí, eu pensava que quando eu voltasse, ele já ia estar deitado [no chão]. Aí, eu voltei rápido e apliquei a manobra”, disse o estudante.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Ele explicou que o engasgo aconteceu quando os dois estavam conversando e lanchando no apartamento onde Silas mora com a família, no bairro Guararapes, na capital cearense. Silas disse, inclusive, que chegou a alertar o primo para que engolisse o que estava comendo, antes de se engasgar. Porém, quando Igor tentou engolir, ele sofreu o engasgo.
LEIA TAMBÉM:
Manobra de Heimlich: entenda a técnica usada por adolescente que salvou o primo
Vídeo: Veterinário capota carro após inalar hidrogênio vazado de tambor de sêmen, no Ceará
Idosa resgatada em trabalho análogo à escravidão não tinha contato com a família e estava há 30 anos sem salário e férias
O engasgo aconteceu quando os primos conversavam, e Igor riu de algo dito pelo primo. O adolescente comia uma mistura de leite e achocolatado com flocos crocantes. Silas aprendeu a manobra de Heimlich assistindo vídeos na internet e conversando com o irmão mais velho.
Susto na cozinha
Adolescente de 14 anos salva primo engasgado em Fortaleza
Igor mora na cidade de Tianguá, no interior do Ceará, e chegou em Fortaleza na quinta-feira. A família veio para a capital para participação em um evento sobre educação. A mãe de Igor, Lione Vasconcelos, falou que, momentos antes do engasgo, os dois primos conversavam na sala de estar. Ao ver Igor começando a se engasgar, Silas disse ter pensado que a situação seria uma brincadeira.
Igor chegou quase sem fôlego e tossindo bastante perto da pia da cozinha. No local, estava a tia dele, Joana Cabreira, que limpava o local após o jantar. Ao ver a situação, ela tentou bater nas costas do jovem e fez com que ele levantasse os braços.
“É aí que o Silas se toca e vê que o Igor não estava brincando, que realmente ele tava engasgado. E aí começa a aflição, o desespero. A Joana disse que não sabia como agir, passava o pano na pia. A gente até começou a rir revendo o vídeo várias vezes depois, vendo os detalhes. Ela disse que ficou tão apavorada, que não sabia o que fazer”, conta Lione.
Durante a ação, Joana orientou o filho a buscar ajuda na casa do vizinho, que é médico. Quando o jovem voltou para o apartamento, Joana também saiu para bater na porta do vizinho.
A sós com Igor na cozinha, Silas resolveu aplicar a manobra de Heimlich. Momentos depois, Igor conseguiu expelir um pouco do líquido e passou a respirar com menos dificuldade.
“O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou. E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, detalha Lione.
Adolescente de 14 anos salva primo engasgado aplicando manobra de Heimlich, em Fortaleza
Reprodução
Adolescente passa bem
Lione tinha acabado de voltar do evento quando o vídeo do episódio foi publicado em um grupo da família. Ela conta que ficou apavorada ao ver a cena.
“Foi uma situação horrível mesmo. Eu só sabia chorar. Na hora, eu já mandei buscá-lo. E ficou todo mundo abalado de saber que, de certa forma, a gente é tão vulnerável. Num piscar de olhos, tudo pode se acabar”, conta Lione.
Na mesma noite, a família levou o adolescente para um hospital privado. Igor ainda relatava muita dor na garganta e no peito. Ele passou a tomar um medicamento para alívio da dor e não ficou com nenhuma outra sequela após o episódio.
Ainda segundo a mãe, o caso mostra que os riscos são reais mesmo para adolescentes e adultos, visto que a maior preocupação sobre o engasgo se volta para crianças menores e idosos.
Conforme Lione, o sentimento é de gratidão pela atitude de Silas. Inicialmente preocupada sobre a exposição do vídeo, ela explica que os familiares consideraram importante compartilhar as imagens. A intenção é que outras pessoas se conscientizem sobre a técnica, que pode salvar mais vidas no futuro.
Manobra de Heimlich: g1 explica como fazer técnica que pode salvar de engasgos.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: