
Obra da Sabesp promete acabar com a falta d’água em Guarujá
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou uma obra para importar água para a cidade de Guarujá, no litoral paulista, onde os moradores sofrem constantemente com a crise hídrica. A companhia irá construir uma travessia subaquática para ligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão a um reservatório no distrito de Vicente de Carvalho. O investimento é de R$ 134,7 milhões.
Segundo a Prefeitura de Guarujá, uma tubulação sob o canal do Porto de Santos irá transportar parte da água produzida na ETA ao município. O equipamento terá 5,56 km de extensão, com 700 metros de tubos submersos, podendo abastecer 500 litros a mais por segundo, um volume que enche uma piscina olímpica em uma hora.
A obra foi iniciada, na última terça-feira (5), e deve ser concluída em julho de 2026. A previsão é de que 450 mil pessoas sejam beneficiadas pelo serviço, que conta, segundo a prefeitura, com recursos financeiros oriundos da Sabesp.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Obra da Sabesp promete acabar com a falta d’água em Guarujá
Reprodução/TV Globo
Ainda de acordo com a administração municipal, a Sabesp irá fornecer 2 mil caixas d’água, inicialmente, para que as pessoas possam ter reserva de água temporariamente.
Além disso, a prefeitura também autorizou que a companhia regularize o fornecimento de água em áreas informais, inclusive com a implantação de sistema de saneamento básico. “Isso evitará as ligações clandestinas de água, que também contribuem com a crise hídrica. A população será atendida com água e esgoto tratado”, informou a prefeitura, em nota.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos