
Tempo seco em Juiz de Fora, foto de arquivo
Juliana Netto/g1
Com manhãs frias, tardes quentes e céu limpo, o inverno continua na Zona da Mata e no Campo das Vertentes.
A previsão para a semana indica sol firme e baixa umidade. Em Juiz de Fora, o dia começa com névoa e termina com temperaturas agradáveis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
❄ Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (11) fica ensolarada e parcialmente nublada, e os termômetros podem chegar a 5 °C em São João del Rei e 6 °C em Barbacena, por exemplo. Já as máximas atingem 20 °C.
A partir de quarta (13), a temperatura máxima alcança 30 °C, com o céu predominantemente ensolarado. Na sexta-feira (15) e no fim de semana, o tempo permanece com sol à tarde, mas com presença de névoa pela manhã.
👉 Em agosto, a expectativa é de um clima característico do final do inverno mineiro: quente, seco e com noites frias, que favorecem nevoeiros matinais pontuais.
Temperaturas mínimas e máximas durante a semana
Como será o clima em agosto?
De acordo com o Inmet, agosto em Minas Gerais tende a ser mais quente e seco, com condições semelhantes às observadas em julho.
Há expectativa de dias com céu claro, grande amplitude térmica — com manhãs frias e tardes quentes — e baixa umidade, geralmente abaixo dos 30%.
As chuvas serão raras e ocorrem apenas se frentes frias conseguirem romper o bloqueio atmosférico predominante. Nevoeiros ao amanhecer são comuns no leste do estado, incluindo a Zona da Mata.
ASSISTA TAMBÉM: Frio pode intensificar dores musculares e articulares
Frio pode intensificar dores musculares e articulares
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes