
Projeto de estudantes do Amazonas usa farinha de peixe para substituir trigo
Estudantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) criaram alimentos inovadores à base de tambaqui, peixe de água doce típico da Amazônia. Um dos destaques é a farinha de peixe, que substitui a farinha de trigo em bolinhos e salgadinhos.
A iniciativa busca oferecer opções mais saudáveis e ricas em nutrientes, como salgados e doces proteicos, voltadas especialmente para públicos que precisam de alimentação reforçada, como atletas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os projetos são realizados em Presidente Figueiredo, na Região Metropolitana de Manaus, e têm como foco o uso de tecnologias que aumentem o valor nutricional dos alimentos, substituindo ingredientes tradicionais por alternativas mais saudáveis.
A estudante de Engenharia de Aquicultura, Karolina Flores Nascimento, desenvolveu um salgadinho proteico que já foi apresentado em outros estados e até fora do país.
“Eu fiz um salgadinho proteico à base de pescado. A gente fez a introdução de mais proteína. Já foi para vários lugares do Brasil, eu levei para Colômbia e ele é muito saboroso e proteico também”, afirmou.
Segundo os alunos, os produtos têm apelo nutricional e podem contribuir para a saúde da população, além de valorizar ingredientes da região amazônica.
Agna Belai, mestranda em Biotecnologia, disse que os resultados serão publicados em artigos científicos. “A gente vai lançar nossos artigos comprovando que esses produtos elaborados com pescado da nossa região amazônica têm qualidade suficiente para trazer benefício à saúde da população”, contou
Um dos alimentos desenvolvidos contém até 80% mais proteína do que os salgados comuns, de acordo com as estudantes. A farinha de peixe é o principal ingrediente e passou por diversos testes até chegar à fórmula atual. Ingrid Chayanne, do curso de Aquicultura, explicou o processo.
“A partir dele a gente faz as misturas com os adicionais. A gente fez vários testes até chegar a esse ponto que nós temos agora, a mistura para o bolinho instantâneo à base de farinha de peixe que é a nossa proteína principal”.
Além da parte técnica, os alunos também são incentivados a desenvolver habilidades empreendedoras. O projeto busca prepará-los para criar negócios próprios e atender às demandas do mercado com produtos inovadores e saudáveis.
A coordenadora do curso de Nutrição do Ifam em Presidente Figueiredo, Thyssia Bonfim, afirma que a substituição da farinha de trigo pela farinha de pescado representa um avanço importante.
“Um público que está na academia e precisa de um alimento com maior fonte de nutrientes, com maior concentração de proteína, ele vai obter aqui porque a gente conseguiu inclusive substituir 100% a farinha de trigo, que é um ingrediente quase sem nutrientes, pela farinha de pescado”, esclareceu.
Salgadinhos foram feitos com farinha de peixe desenvolvida por estudantes do Amazonas
Francisco Carioca/Rede Amazônica
Defeso do tambaqui termina no Amazonas; pesca liberada a partir de segunda