
Incêndio na Effa Motors se espalha e atinge segunda fábrica em Manaus; grávida ficou ferida
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, afirmou que os trabalhadores das fábricas atingidas por um incêndio de grandes proporções na capital amazonense estão com os empregos preservados. A declaração foi dada nesta quinta-feira (7), durante entrevista coletiva na sede do órgão.
O incêndio, que consumiu os galpões das fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, começou na terça-feira (5) e só foi extinto no início da manhã desta quinta. Trabalhadores relataram que o fogo teria começado após faíscas de solda caírem em um produto químico.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo Bosco Saraiva, uma mesa de negociação deve ocorrer a partir da próxima semana, juntamente com representantes do Ministério do Trabalho, do Sindicato dos Trabalhadores, das empresas afetadas, além dos trabalhadores.
“Do ponto de vista do quadro que tínhamos ou que imaginávamos, a informação é animadora porque todos os trabalhadores estão com seus ganhos preservados”, afirmou o superintendente.
Durante o encontro, os funcionários devem receber uma cesta básica no valor de R$ 1 mil, ofertada por uma rede de supermercados.
Saraiva também afirmou que apenas a linha de produção foi afetada pelo fogo. “Os estoques, o almoxarifado, o inventário, a expedição, tudo foi preservado”.
“Assim que receber o laudo do corpo de bombeiros, a empresa deve reassumir a área para reconstrução do local, do galpão, e também imediata remontagem da linha de produção. Por isso mesmo eles precisam dos trabalhadores”, informou.
Incêndio durou mais de 40 horas
Segundo o CBMAM, 200 homens atuaram ao longo de mais de 40 horas de ocorrência. As chamas foram extintas por volta das 6h desta quinta. Os bombeiros seguem no local atuando no rescaldo para eliminar pequenos focos de calor.
Durante o incêndio, uma industriária ficou ferida. Ela foi identificada como Leticia Gomes do Nascimento, de 26 anos. Grávida de dois meses, Letícia foi resgatada por colegas de trabalho antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Ela está internada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e passou por cirurgia de desbridamento em membros superiores e inferiores na quarta-feira. Segundo o hospital, as queimaduras atingiram cerca de 44% do corpo.
De acordo com boletim médico, Letícia está consciente, tranquila, com sinais vitais dentro da normalidade e respira sem a ajuda de aparelhos.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo mostra retirada de veículos às pressas durante incêndio em fábrica de Manaus
Incêndio em fábricas do Distrito Industrial é o maior já registrado em Manaus, diz Corpo de Bombeiros
Frente da fábrica que foi atingida pelas chamas
Jucélio Paiva/Rede Amazônica
Veja local onde incêndio de grandes proporções atingiu fábrica de veículos na Zona Leste de Manaus.
g1
Incêndio de grandes proporções atinge fábrica na Zona Leste de Manaus.
William Duarte/Rede Amazônica
Incêndio em fábricas em Manaus dura mais de 24 horas