
Araçari-banana (Pteroglossus bailloni)
Ananda Porto
A cidade de Tapiraí (SP) recebe na próxima semana o 1º Festival de Avistamento de Aves de Tapiraí, o AVISTAÍ. O evento será realizado de 15 a 17 de agosto, com uma programação gratuita que reúne saídas de campo, oficinas, palestras, exposições, contação de histórias e atividades para todas as idades.
Com uma grande cobertura de Mata Atlântica preservada, a cidade é reconhecida como um verdadeiro santuário da natureza no Vale do Ribeira. Localizada em uma região de extrema importância ecológica, a cidade atrai cada vez mais visitantes interessados no turismo de observação de aves — uma atividade que cresce no Brasil e encontra ali um cenário privilegiado.
Trilhas, cachoeiras e áreas de proteção ambiental compõem a paisagem onde é possível avistar espécies raras e endêmicas.
A secretária de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí, Marimar Guidorzi, vê o festival como uma oportunidade de ampliar tanto o turismo de observação como a qualificação das pessoas que já atuam neste ramo.
“Ele nasce não só para compartilhar essa vertente de turismo, mas também para trabalhar a questão do fomento à sustentabilidade, para que esse turismo cresça e vigore cada vez mais no município de uma forma sustentável”, afirma Marimar.
Saíra-militar (Tangara cyanocephala)
Ananda Porto
O objetivo é de que todos os setores que atuam junto ao turista possam passar por formações. “Queremos trazer essas informações, essas novidades e essas ações para nossos guias, para os restaurantes, para os hotéis, para as nossas artesãs”, completa.
A participação é gratuita. Para as palestras não é necessário inscrição prévia. Para as oficinas e passarinhadas, as inscrições serão liberadas nos próximos dias nos canais oficiais do evento, via formulário. A realização é da Prefeitura Municipal de Tapiraí.
Programação
A abertura do festival será na sexta-feira, dia 15, com uma manhã dedicada ao “passarinhar” em diferentes espaços públicos e privados, das 7h às 10h. À tarde, o público poderá participar de sessões de contação de histórias com o grupo Canta e Dança Sabiá, às 13h e 14h, e acompanhar o lançamento do Desafio Hackathon, às 14h, no Centro de Eventos.
Na sequência, a Tenda de Palestras recebe Lucas Lopes Figueiredo, às 15h, com a palestra “Natureza que gera negócio, encante turistas e aumente sua renda”, seguida pela apresentação de Márcio de Camargo Rosa sobre os beija-flores de Tapiraí e região, às 16h. Às 17h, haverá uma roda de conversa sobre pesquisas e artigos relacionados ao avistamento de aves na cidade.
À noite, às 19h30, será realizada a cerimônia oficial de abertura, seguida de um encontro musical entre observadores, às 20h, no Centro de Eventos.
No sábado, dia 16, as atividades começam novamente às 7h, com mais uma saída de campo até as 10h. Simultaneamente, haverá uma Passarinhada Kids para o público infantil. Às 9h, começa a oficina infantojuvenil “Diário da Natureza – Guardiões das Aves”, com Gersony Canelada Jovchelevich. A manhã segue com contação de histórias às 11h, e a palestra “Turismo de Observação de Aves, uma oportunidade de negócios”, ministrada por Maria Antonietta Castro Pivatto.
Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons)
Ananda Porto
Durante a tarde, destaque para a oficina de modelagem em argila com João Vieira Jacinto, às 13h, e a palestra de Jefferson Otaviano sobre observação de aves para iniciantes, no mesmo horário. Às 14h, Gersony volta com nova edição da oficina “Diário da Natureza”, enquanto Eduardo Alexandrino fala sobre o uso de comedouros no turismo de observação de aves.
Em seguida, às 15h, Maria Martha Argel compartilha experiências com o uso da plataforma e-Bird, e às 16h, Bruno Antares apresenta as funcionalidades do aplicativo Merlin. A segunda saída de campo do dia será das 17h às 19h. Encerrando o sábado, uma roda de conversa sobre as aves de Tapiraí, às 19h, e mais um encontro musical às 20h, ambos no Centro de Eventos.
O domingo, 17 de agosto, começa novamente com observações em campo, das 7h às 10h. Às 10h, duas oficinas simultâneas: mais uma edição do “Diário da Natureza”, com Gersony, e a oficina “Pássaros em Aquarela”, com Juliana Florentino. Às 11h, Giulia Bagarolli D’Angelo apresenta a palestra “Observando: da percepção ao comportamento”.
A programação da tarde inclui a palestra “Um naturalista no Antropoceno”, com Mauro Galetti, às 13h, seguida de sessão de autógrafos. No mesmo horário, João Vieira Jacinto ministra nova oficina de modelagem em argila. Às 14h, Maria Eduarda conduz uma oficina de colagem criativa com aves da Mata Atlântica, enquanto Milena Corbo discute os cantos noturnos das aves e os mistérios por trás dessas vozes.
Às 15h, Stephanie Lee encerra a rodada de palestras com o tema “Colisões de aves em estruturas de vidro: conhecendo a ameaça e a prevenção”. Às 17h, ocorre a entrega do Desafio Hackathon, e, para encerrar o festival em clima de celebração, um happy hour com atração musical às 18h no Centro de Eventos. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente