3º BPM celebra 45 anos de história com homenagens a policiais e parceiros da segurança pública


Cerimônia foi realizada na quarta-feira, 6
Nesta quarta-feira (6) o 3º Batalhão de Polícia Militar do Pará, o tradicional Batalhão Tapajós, comemorou 45 anos de atuação, com uma cerimônia especial de reconhecimento aos profissionais que marcaram a história da unidade, em Santarém, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O evento contou com a entrega da Láurea do Mérito Pessoal a policiais militares que se destacaram no último ano, além de homenagens à primeira turma formada no 3º BPM, em 1972, e a civis e militares que colaboraram com a missão institucional do batalhão.
Os “Amigos do Batalhão”, como são chamados os agraciados externos, são autoridades que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente com o fortalecimento da segurança pública na região Oeste do Pará, ajudando a consolidar o 3º BPM como referência em policiamento ostensivo no interior do estado.
Um solenidade foi realizada para celebrar a data
Polícia Militar/Divulgação
Pioneirismo no interior do Pará
A história do 3º BPM começa ainda como 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), criada por meio do Decreto nº 7.125, de 14 de julho de 1970, e inaugurada oficialmente em 24 de julho do mesmo ano, pelo então governador Alacid da Silva Nunes. Na época, a unidade era comandada pelo Capitão PM Ailton Carvalho Guimarães e tinha como missão manter a ordem nas regiões do Médio e Baixo Amazonas, Alto e Baixo Tapajós e área do rio Xingu.
Em 1980, a unidade passou a ser oficialmente denominada 3º BPM – Batalhão Tapajós, nome que carrega até hoje, mantendo a tradição e a presença da Polícia Militar no oeste paraense. Ao longo dos anos, o batalhão passou por diversas transformações administrativas e operacionais, como o desmembramento do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), em 2003, e a reestruturação da PM em 2017, que resultou na criação do 35º BPM e da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais, ambos também com sede em Santarém.
Atuação estratégica e presença em áreas ribeirinhas
Hoje, o 3º BPM é responsável pelo policiamento na área Oeste de Santarém, realizando ações de patrulhamento ostensivo, policiamento em unidades prisionais, reforço em operações extraordinárias e atendimento em comunidades estratégicas da região. A unidade também mantém Postos Policiais Destacados (PPDs) em Alter do Chão, Vila de Curuai e Vila Socorro, na região do Lago Grande, garantindo presença policial nas áreas ribeirinhas do município.
Com cerca de 293 policiais militares em seu efetivo, o batalhão é atualmente comandado pelo Tenente Coronel QOPM Joselde Freitas Barbosa, que destaca o papel essencial da tropa na manutenção da segurança e da ordem pública. “Celebrar os 45 anos do 3º BPM é reconhecer o esforço coletivo de homens e mulheres que diariamente se dedicam à missão de proteger a sociedade”, afirmou o comandante.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.