
Banco de sangue em Teresina tem queda de 75% nos estoques
O GSH Banco de Sangue de Teresina está em alerta. Os estoques estão 75% abaixo do ideal após queda nas doações em julho. A instituição pede ajuda urgente para evitar impacto em atendimentos e cirurgias.
“É preciso engajamento imediato dos doadores para evitar o comprometimento de atendimentos hospitalares e procedimentos que dependem de transfusões”, afirma a líder de captação do GSH, Érica Santana.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o GSH Banco de Sangue, férias, clima instável e doenças respiratórias agravaram a queda nas doações. Instituição precisa de 60 doadores por dia para manter os atendimentos, mas atualmente recebe apenas 15.
A líder destaca também a urgência da doação de sangue, especialmente, do tipo O negativo. O banco tem expectativa de melhorar a situação em agosto, mas segue em alerta.
Paciente e doador de ‘sangue raro’ celebram amizade em dia nacional dedicado à doação
Reprodução/Tv Tem
Como doar
O GSH Banco de Sangue de Teresina fica localizado rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367 – Centro Clínico Hospital São Marcos, Ala B, 3º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Quem se dirigir ao hospital para doar tem direito a estacionamento gratuito de segunda a sexta-feira. Para fazer agendamentos, a população deve entrar contato pelos números: (86) 3026-8200 e (86) 98139-7943.
Ação de dia dos pais
Para homenagear os pais doadores, o banco vai oferecer um café da manhã especial no sábado(9) , às 8h. A ação reconhece o gesto solidário de quem ajuda a salvar vidas.
LEIA TAMBÉM
Com estoques 50% abaixo do necessário, Banco de Sangue de Teresina emite alerta; saiba como doar
Família de médico ferido em colisão de bicicleta com caminhão faz campanha de doação de sangue em Teresina
Conheça o aplicativo que facilita a doação de sangue e conecta pacientes a doadores
Dicas para doações
Se você deseja doar sangue pela primeira vez, aqui estão algumas dicas importantes para tornar essa experiência simples e segura:
É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
Durma bem na noite anterior e faça uma refeição leve antes da doação. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem.
Beba bastante água antes da doação para facilitar o processo.
É essencial apresentar um documento oficial com foto.
Família de médico faz campanha de doação de sangue em Teresina
Acidente com ciclista: médico fica em estado grave após batida com caminhão
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube