
Tempo seco: mais de 200 cidades de Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte, estão em alerta
Camila Falabela/g1 Minas
Mais de 200 das 853 cidades de Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte, estão em alerta nesta segunda-feira (4) devido aos baixos índices de umidade do ar, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O instituto prevê que os níveis podem variar entre 20% e 30% em grande parte do estado. Esse patamar é considerado crítico, com potencial para causar problemas respiratórios e aumentar o risco de incêndios em vegetações.
A situação mais crítica estava prevista esta tarde, quando a umidade relativa do ar deveria atingir os níveis mais baixos em quase todas as regiões mineiras. As exceções são as áreas do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata, onde os índices devem se manter menos severos.
O alerta se deve à permanência do tempo estável, característica do mês de agosto, que é o último do trimestre mais seco do ano em Minas. (Leia mais abaixo)
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Previsão do tempo em MG
Segundo a previsão, as chuvas devem seguir escassas nos próximos dias, ocorrendo de forma isolada apenas no sul e na faixa leste do estado.
No Triângulo Mineiro, a atuação da umidade em níveis médios da atmosfera pode provocar pancadas de chuva isoladas entre o fim da tarde e a noite desta segunda-feira. No restante do estado, o tempo segue estável e seco.
Diante do tempo seco, o Inmet recomenda cuidados com a saúde. A orientação é evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia, manter a hidratação e utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas em ambientes internos.
Veja a previsão para segunda e terça em BH:
Segunda-feira (4): céu claro a parcialmente nublado com névoa seca, com mínima de 12ºC e máxima de 26ºC.
Terça-feira (5): céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancada de chuva e trovoada isolada, com mínima de 14ºC e máxima de 27ºC.
Agosto é o mês mais seco do inverno em Minas
Segundo o Inmet, agosto é o último mês do período mais seco do ano, por isso a chance de chuva é menor. Assim como nos outros meses do inverno em Minas Gerais, agosto costuma ter dias quentes que se alternam com dias frios.
Outra característica de agosto é o nevoeiro que aparece nas manhãs na Região Leste do estado, além da queda acentuada da umidade do ar à tarde, que pode chegar a níveis muito baixos, abaixo de 30%.
Variações de temperatura
Além da baixa umidade, o mês de agosto em Minas Gerais é marcado por variações bruscas de temperatura.
A chegada de massas de ar frio pode provocar quedas acentuadas nos termômetros de um dia para o outro, com possibilidade de geada na região serrana do Sul de Minas e formação de nevoeiros ao amanhecer na faixa leste do estado.
Agosto tem previsão de tempo ainda mais seco