Jovem relata importunação sexual após homem mostrar partes íntimas dentro de ônibus, em Fortaleza


Jovem denuncia homem que expôs partes íntimas dentro do ônibus em Fortaleza
Uma jovem de 19 anos registrou denúncia após sofrer importunação sexual dentro de um ônibus em Fortaleza, no início da tarde desta quinta-feira (31). Na ação, um homem que estava dentro do transporte coletivo sentado ao lado dela expôs as partes íntimas. O suspeito desceu do ônibus antes do Terminal do Papicu, onde a vítima relatou o caso às equipes da Guarda Municipal de Fortaleza.
Conforme informações da Guarda Municipal, a jovem conseguiu registrar imagens do momento da importunação e anotou informações do veículo onde estava. Ela foi encaminhada para o Centro de Referência da Mulher para atendimento especializado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O ônibus fazia o trajeto do bairro Antônio Bezerra até o Terminal do Papicu. Segundo o relato da vítima, o homem era moreno, usava barba e tinha estatura elevada. A ocorrência foi por volta das 12h40.
O homem teria descido do coletivo antes da chegada ao terminal, possivelmente na região do bairro Aldeota. Segundo a Guarda Municipal, as equipes tiveram apoio da Polícia Militar para fazer um patrulhamento da região após a denúncia, mas o suspeito não foi localizado.
LEIA TAMBÉM:
Amigas são agredidas juntas pelos ex-namorados no interior do Ceará
Ceará tem 24 casos de feminicídio no primeiro semestre de 2025; conheça ações de combate aos crimes
A vítima registrou Boletim de Ocorrência ao ser orientada a formalizar a denúncia. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher.
Jovem de 19 anos denuncia importunação sexual dentro de ônibus em Fortaleza
Reprodução
Nesta sexta-feira (1º), a jovem recebeu acompanhamento do Grupo Especializado Maria da Penha, da Guarda Municipal. Ela teve acesso a atendimento psicológico e jurídico especializado na Casa da Mulher Brasileira, que abriga o Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde.
Ainda conforme a Guarda Municipal de Fortaleza, as vítimas de violência ou importunação sexual devem denunciar os agressores e registrar boletim de ocorrência presencialmente nas delegacias, ou pelo telefone 190.
Para situações relacionadas à segurança de mulheres no transporte público, também é possível fazer denúncias por meio do aplicativo Nina, que permite o registro e a geolocalização das ocorrências.
Até junho de 2025, a plataforma havia recebido 80 denúncias de importunação sexual praticada dentro dos coletivos, nas estações ou nas paradas de ônibus. ‘Encoxar’ foi o tipo de importunação com maior frequência de relatos, com uma maioria de denunciantes com idades entre 21 e 40 anos.
Violência contra mulher: como pedir ajuda
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.