
Martelo da Justiça
Reprodução/Redes Sociais
O juiz Daniel Luz, titular da Vara Única de Pio XII, presidiu nesta semana duas sessões do Tribunal do Júri na cidade. Os julgamentos envolveram casos graves de violência contra mulheres, ocorridos na zona rural do município.
Na terça-feira (30), o réu Raimundo Pereira Melo foi julgado por tentar matar a companheira com um tiro. O crime aconteceu em 19 de outubro de 2019, no povoado Cordeiro. Segundo testemunhas, o casal vivia em união estável, mas o relacionamento era marcado por agressões e violência doméstica.
Na data do crime, Raimundo saiu de casa com a companheira e levou uma arma de fogo. Eles foram até a casa da ex-esposa dele. Lá, a vítima questionou o réu sobre uma possível traição. O filho de Raimundo, que ouviu a conversa, confirmou que o pai estava se relacionando com outra mulher. A revelação gerou uma briga: Raimundo agrediu o filho com um soco e, em seguida, atirou contra a companheira.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça
O disparo atingiu o celular que a vítima segurava perto do abdômen, causando ferimentos em uma das mãos. Raimundo ainda tentou atirar novamente, mas foi impedido pelo filho. Depois disso, ele fugiu, voltou para casa, pegou seus pertences e ameaçou a companheira para que ela não o denunciasse.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença decidiu desclassificar o crime de tentativa de homicídio para lesão corporal. Com isso, o juiz assumiu a decisão final e condenou Raimundo a 2 anos de prisão por porte ilegal de arma de fogo e mais 2 anos e 1 mês por lesão corporal e constrangimento ilegal.
Na quarta-feira (31), foi julgado o caso de Raimundo Reis dos Reis, acusado de matar a enteada Márcia Procópio, de forma brutal. O crime aconteceu em 7 de maio de 2022, no povoado Santa Clara, também na zona rural de Pio XII.
Na noite do crime, Raimundo chegou à casa da companheira, mãe da vítima, e ficou do lado de fora bebendo com outra pessoa. Enquanto isso, Márcia e a mãe preparavam o jantar. Em determinado momento, Raimundo entrou na casa e começou a discutir com a companheira. Márcia tentou defender a mãe, mas acabou sendo atacada com dois golpes de facão.
Ela foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital em São Luís. Raimundo fugiu após o crime e não foi preso em flagrante, apesar das buscas feitas pela Polícia Militar.