
Complexo viário do Badenfurt foi entregue, hoje, em Blumenau.
Depois de mais de uma década de obras, uma nova etapa da duplicação da BR-470 foi e entregue na manhã desta quinta-feira (31) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O novo viaduto no km 57 foi liberado para o tráfego no início da tarde.
A estrutura faz parte do lote 3 da duplicação da BR-470. Além do viaduto, o trecho já recebeu quatro pontes e vias marginais.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que o viaduto deve beneficiar cerca de 30 mil motoristas que trafegam diariamente pelo trecho, considerado um dos mais críticos da rodovia.
🛣️O complexo interliga os municípios de Blumenau, Pomerode e outras cidades do Vale do Itajaí.
A entrega foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em cerimônia com presença de deputados e representantes dos governos estadual e municipal.
A duplicação da BR-470 começou em 2013 e já atravessa mais de uma década de obras. De lá pra cá, entre um governo e outro, os investimentos somam mais de R$ 800 milhões.
Ainda não há uma data oficial para a conclusão total da rodovia, mas o ministro dos Transportes afirma que o trecho entre Navegantes e Indaial será entregue até o fim do ano que vem.
“Quando o presidente Lula sumiu, ela vinha andando lentamente, muitos trechos estavam parados. Nós retomamos todos, já chegamos aí a 70% de obras prontas no lote 3, depois de termos entregue o 1 e o 2, e agora também nos aproximamos já de 60% de obras prontas no lote 4. No ano que vem, nós vamos terminar toda a duplicação da BR-470 de Navegantes até Indaial”.
Dos 73 quilômetros entre essas duas cidades, cerca de 80% estão concluídos. O governo federal também afirma que já trabalha no projeto para estender a duplicação até Campos Novos, no Oeste.
O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, não participaram do evento.
Viaduto Badenfurt, na BR-470 em Blumenau
DNIT/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias