
Vale do Aço é reconhecido como polo do audiovisual em Minas
Marcos Correia/SEDE-MG
O Vale do Aço passou a liderar uma das principais iniciativas de fomento à economia criativa no interior de Minas Gerais com o reconhecimento oficial do Polo Cine Vales como polo do audiovisual. A formalização foi feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), durante o Seminário Polo Cine Vales, realizado entre os dias 19 e 26 de julho, em Coronel Fabriciano e Ipatinga.
A articulação reúne os municípios de Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga e Timóteo, unindo cidades do Vale do Aço e Leste de Minas em torno da cultura como motor de desenvolvimento.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
O Polo Cine Vales, reconhecido oficialmente pelo Governo de Minas, reúne atualmente mais de 500 produtoras e iniciativas ligadas ao audiovisual, distribuídas entre os cinco municípios participantes. A diversidade e o volume de agentes envolvidos reforçam o potencial do setor como vetor de desenvolvimento econômico e cultural na região.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são formados por grupos que atuam em um mesmo território e segmento produtivo, como indústria, agricultura ou, neste caso, o audiovisual. Ao serem reconhecidos, esses grupos passam a ter acesso facilitado a políticas públicas, apoio técnico e editais exclusivos.
Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a iniciativa marca uma nova fase para a cultura no interior mineiro.
“O Polo Cine Vales consolida o audiovisual como um caminho sustentável de desenvolvimento. É uma indústria criativa com potencial para transformar vidas, formar talentos e movimentar a economia dos Vales”, afirmou.
Vale do Aço é reconhecido como polo do audiovisual em Minas
Divulgação
Futuro e investimentos
Inspirado no modelo de Cataguases, o Polo Cine Vales já articula os próximos passos:
Implantação de estúdios regionais de cinema
Lançamento de um festival regional
Criação e fortalecimento de cineclubes
Produção de curtas e longas-metragens com temáticas regionais
Oficinas técnicas e formação continuada
Criação de uma Film Commission para mapear locações e facilitar filmagens nos Vales
Durante o seminário, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais apresentaram os editais abertos no estado, que somam mais de R$ 22 milhões em recursos. Também destacaram o Fundo Setorial do Audiovisual, com R$ 300 milhões disponíveis exclusivamente para projetos fora do eixo Rio–São Paulo.
Além disso, foram debatidas estratégias para facilitar o acesso a canais públicos de exibição e distribuição, alcançando mais de 800 municípios mineiros.
O Polo Cine Vales está aberto à adesão de novos municípios que queiram integrar o movimento de fortalecimento do audiovisual. A proposta inclui estruturação de ambientes culturais, capacitação, cineclubes, apoio à produção e articulação com políticas públicas locais.
Polo Cines Vales reúne vários setores do audiovisual da região Leste de MG.
Divulgação
VEJA TAMBÉM:
Ipatinga recebe a apresentação da “A Guitarra Mágica”
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.