
Tati Machado fala sobre perda do bebê no oitavo mês de gestação: ‘Sorrir não é esquecer, pelo contrário, sorrir é lembrar’
A apresentadora Tati Machado falou pela primeira vez sobre a perda do filho Rael, que morreu aos oito meses de gestação em maio deste ano. Em entrevista ao Fantástico, a apresentadora se emocionou ao relatar os momentos mais difíceis do luto e destacou o apoio de amigos próximos, como a cantora Lexa, que também enfrentou uma perda parecida. (Veja entrevista na íntegra acima.)
“Quando eu sento com a Lexa, que é muito minha amiga, e a gente troca… Nossa Senhora, é muito bom, porque eu sei que ela sabe exatamente do que eu estou falando”, disse Tati.
Em fevereiro, Lexa e o ator Ricardo Vianna perderam a filha Sofia, que morreu três dias após o nascimento. A dor em comum aproximou ainda mais as duas artistas, que hoje dividem experiências e se apoiam emocionalmente.
Tati relembrou os dias que antecederam a descoberta da morte de Rael. A apresentadora havia ido ao Rio de Janeiro para o chá de bebê e, no retorno a São Paulo, passou a estranhar a falta de movimentos do filho. Mesmo após escutar um batimento com um aparelho caseiro, decidiu procurar o hospital — e recebeu a pior notícia.
LEIA TAMBÉM: Tati Machado fala pela primeira vez sobre a perda do filho Rael: ‘Não é um dia de cada vez. É uma hora de cada vez’
Lexa e Tati se tornaram mais amigas depois que ambas passaram por perdas semelhantes.
Reprodução/TV Globo
“Quando a médica disse que não havia batimentos, eu só consegui olhar para o Bruno (Monteiro, marido) e dizer: ‘A vida trouxe isso pra gente, e a gente vai ter que encarar junto’”, contou.
O casal optou por um parto induzido e teve um momento de despedida com o filho, que nasceu no dia 13 de maio, às 8h45 da manhã. “Com toda a tristeza que existia ali, foi um parto lindo”, disse Tati, emocionada.
A apresentadora chegou a fazer uma viagem com Lexa, como uma forma de expurgar a dor das duas. O passeio à Amazônia foi um momento de conexão e cura.
“Estar lá e ter o contato com a maior força da natureza era o mais próximo que eu podia estar da força que eu tive que ter e que eu tô tendo que ter”, disse Tati. “O Rael tava lá em todos os momentos.”
Sobre o futuro, Tati é sincera: “Já é algo que bate em mim. Não estou pronta. A resposta de hoje é que eu ainda não estou pronta. Mas não desisti.” O casal faz terapia juntos e pensa em tentar uma nova gravidez. “Não tem substituição. Mas tem um amor e uma vontade muito especial de construir uma família aqui.”
“Saudade é o amor que fica”, disse Tati.
Ouça os podcasts do Fantástico
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.