Frente fria provoca chuva, vento e queda das temperaturas na região do Vale do Paraíba


Imagem de arquivo – Chuva, temporal, tempo fechado, São José dos Campos, Vale do Paraíba
Sérgio dos Santos/Vanguarda Repórter
A chegada de uma frente fria mudou o tempo na região do Vale do Paraíba nesta segunda-feira (28), que amanheceu com registro de chuva e ventania.
Em São José dos Campos, a chuva teve início por volta das 6h. Outros pontos do Vale e região tiveram registros mais tarde, e pode continuar chovendo ao longo dia.
No Litoral Norte, a força do vento chegou até a interromper a travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. A operação ficou interrompida das 4h12 às 6h14, por conta de ventos de passaram dos 50 quilômetros por hora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A Defesa Civil de São Paulo chegou a emitir um alerta para a mudança de tempo nesta segunda-feira, inclusive com a possibilidade de ressaca marítima.
“O sistema meteorológico provocará instabilidades atmosféricas, com previsão de rajadas de vento de forte intensidade que podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva, embora os volumes não devam ser expressivos”, explicou em nota.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas para a região. São três condições que demandam atenção dos moradores e das autoridades:
Tempestade (perigo potencial)
Ventos costeiros (perigo)
Declínio de temperatura
A queda das temperaturas está prevista para acontecer a partir de terça-feira (29), com declínio de até 10°C na maioria das cidades da região.
São José dos Campos e Taubaté devem registrar máximas na casa dos 20°C e mínimas abaixo dos 10°C. No Litoral Norte, as mínimas ficam um pouco maiores.
Já Campos do Jordão, cidade mais fria da região, as mínimas previstas para a semana estão na casa dos 3°C. Há possibilidade de geada.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.