Amor pela vida, foco no agora e aceitação: o legado de Preta Gil após a batalha contra o câncer


Preta Gil
Reprodução
Foram pouco mais de dois anos entre o primeiro diagnóstico de câncer no intestino e o falecimento da cantora Preta Gil, no último domingo (21). Entre diversas sessões de quimioterapia e cirurgias, Preta sempre fez questão de falar abertamente sobre o que vinha enfrentando, deixando um legado muito maior do que somente sua música.
Suas postagens nas redes sociais e entrevistas não escondiam a dificuldade de lidar com o tratamento, mas mostravam uma vontade intensa de viver e a sabedoria de enfrentar um possível fim da vida com tranquilidade.
Abaixo, nesta reportagem, relembre três ensinamentos deixados por Preta ao longo de seu tratamento:
Amor pela vida
Foco no agora
Aceitação do fim
Amor pela vida
Mesmo antes do diagnóstico, a cantora sempre foi conhecida por ser uma pessoa que vivia intensamente. E, ao longo das diversas etapas do tratamento, foram inúmeras as vezes em que Preta falou sobre seu amor pela vida.
Logo após o primeiro diagnóstico, em entrevista ao Fantástico em março de 2023, a artista falou sobre sua fé e sua vontade de estar viva.
“Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva”, afirmou.
Preta Gil fala sobre o processo de tratamento do câncer
A fé e a vida de Preta também foram celebradas em uma missa no início de 2024, em Salvador. Na época, a cantora se reuniu com a família em uma das principais igrejas do centro histórico da cidade para comemorar a então cura do câncer.
“Essa minha passagem sempre foi sobre alegria, amor, e agora, depois de tudo que passei, ainda mais”, celebrou.
E o otimismo e a vontade de viver estiveram presentes mesmo após o retorno do câncer, em agosto de 2024.
Meses após uma cirurgia de 21 horas para retirar os tumores, a artista conversou novamente com o Fantástico para contar sobre o processo de recuperação.
“Ainda tenho muito que viver. Ainda tenho muito que amar. Então, poderia ser um choque muito grande. E isso podia, enfim, me acometer de tristeza, de melancolia. E de jeito nenhum”, completou.
LEIA TAMBÉM:
Câncer no intestino, cirurgia no Brasil e tratamento nos EUA: entenda o quadro que levou à morte de Preta Gil
INFOGRÁFICO: entenda metástase de câncer colorretal que levou à morte Preta Gil
Foco no agora
Além das demonstrações constantes de querer seguir viva – e da importância da fé nesse processo –Preta também falava muito sobre como a doença a ensinou a focar mais no momento presente.
Ainda em recuperação da cirurgia realizada no fim de 2024, a cantora fez uma publicação nas redes sociais falando sobre a importância de se concentrar na evolução dia a dia para a recuperação.
“Eu estou aqui vivendo um dia de cada vez, lutando, dando o meu máximo para ficar bem”, contou.
Essa mentalidade ia além dos momentos mais difíceis do tratamento. Também ao contar sobre a internação ao Fantástico, já em casa, Preta exaltou sua rede de apoio e como ser transparente com quem a acompanhava também a ajudava no enfrentamento das dificuldades diárias.
E lembrou uma das muitas frases famosas da música do pai, Gilberto Gil, afirmando que:
“O melhor lugar do mundo é aqui e agora”.
‘O melhor lugar do mundo é aqui e agora’, declarou Preta Gil
Aceitação do fim
Ainda que o otimismo e a vontade de viver estivessem sempre presentes nas falas de Preta Gil, nos momentos mais delicados das internações a cantora teve que lidar com a possibilidade real de finitude da vida.
Em entrevista ao programa Conversa com Bial, em agosto de 2024, a cantora falou sobre um conselho que recebeu do pai durante uma fase dura do tratamento.
“Ele disse: ‘Se tiver muito pesado para você, vai, se deixa ir. Porque é muito ruim viver com esse incômodo e lutando dessa forma que você tá lutando'”, contou.
Ela relatou que, naquele momento, a fala veio como um incentivo para seguir batalhando, mas que mudou sua maneira de enxergar o fim da vida.
“A gente tem que encarar que o fim é uma realidade. Para todos nós. E não somos nós que vamos escolher a hora em que vamos embora daqui”, revelou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.